Disciplina - Filosofia

Ética e felicidade em Aristóteles

icone para pdf
Aulas na íntegra para impressão
Autora: Professora Darice Alessandra Deckmann Zanardini - Portal Dia a Dia Educação/Ditec/Seed

1. Nível de ensino: Ensino Médio

2. Conteúdo Estruturante: Ética
2.1 Conteúdo Básico: Ética e Moral
2.2 Conteúdo Específico: Felicidade em Aristóteles.

3. Objetivos
  •   Compreender como se constitui a felicidade para Aristóteles
  •   Identificar quais elementos são determinantes, segundo Aristóteles, para a felicidade e o bem comum.

4. Número de aulas estimado:
6 aulas.

5. Justificativa
De acordo com as Diretrizes Curriculares de Filosofia, a Ética, como conteúdo, tem o objetivo de propor a reflexão sobre a ação humana e mostrar que a ação, quando fundamentada, traz consequências melhores. Diante desta caracterização do Conteúdo Estruturante Ética e pensando nas relações e na convivência comum, esta sequência de aulas mobiliza os alunos para a reflexão e pode ser inserida pelo professor no momento em que este julgar adequado, pois os conteúdos de Filosofia articulam-se entre si. Continue lendo

6. Encaminhamento

Icone aula 1
1ª Aula

icone aula 2
2ª Aula

ìcone aula 3
3ª Aula

Ícone aula 4
4ª Aula

aula 5
5ª Aula

aula 6
6ª Aula


7. Relações interdisciplinares
O trabalho com as propagandas apresentadas engloba aspectos presentes na disciplina de Arte através da análise audiovisual, possibilitando a leitura de imagem para identificar de forma crítica o discurso presente nas campanhas e o impacto da mídia; na disciplina de Língua Portuguesa através da análise de discurso; na disciplina de Sociologia através das reflexões acerca da mídia e da ideologia. O professor estará articulando o conteúdo de Filosofia com estas três disciplinas ao longo das explicações e atividades com os alunos.

8. Aprendizagem esperada
Deve ser avaliada a compreensão de como os “ideais” são constituídos e as influências recebidas pelo meio. Com isso o educando terá que ser capaz de identificar no que consiste a felicidade em si e problematizar o tema a partir da identificação e compreensão dos conceitos e concepções presentes no texto aristotélico.

9. Observação
Esta sequência de aulas pode ser desdobrada para o Conteúdo Estruturante Filosofia Política - Conteúdo Básico Política e Ideologia
  • Ética Aristotélica: relacionada ao papel do cidadão, pois a pólis é local de possibilidade da felicidade.
  • Ideologia: análise dos discursos presentes nas campanhas – possibilidade de relação com outras campanhas e identificação do conteúdo político / ideológico.


Ícone Fontes de Pesquisa Referências


ícone opinião
Dê sua opinião
ícone opiniões
Opiniões
Ícone
Envie sua aula

Recomendar esta página via e-mail: