Disciplina - Filosofia

Programa Eureka - Descartes e Sartre - Parte 2

Série de vídeos do Programa Eureka voltados à preparação de vestibulares e do Enem. Os conteúdos das disciplinas foram pautados por meio de apostilas orientadas e supervisionadas pelo Departamento de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

A segunda parte do programa Eureka no Vestibular traz a explicação do professor Ricardo Luiz de Mello sobre a obra "O existencialismo é um Humanismo", de Jean-Paul Sarte (1905-1980). O professor apresenta, com base no texto, o lado ético da filosofia existencialista e do ateismo, enfatizando que o objetivo de uma prova de filosofia está na ênfase na capacidade do estudante fazer a análise do texto e sua posição diante dele. Na análise da obra de Sartre, o professor contempla, em sua explicação, a existência precedida da essência, a liberdade humana, o sentimento de angústia (diferenciando do sentimento moderno de medo) e a responsabilidade de cada um por suas ações.

Produção: TV Paulo Freire

Idioma: Português

Palavras-chave: Filosofia. Enem. Sartre. Existencialismo. Liberdade. Ética. Filosofia contemporânea. Humanismo. Conhecimento.

Duração: 11min33s

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 10142
  • 30
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações