Disciplina - Filosofia

007: Operação Skyfall - Visões da Ciência

O roubo de um HD contendo informações valiosas sobre a identidade de diversos agentes, infiltrados em células terroristas espalhadas ao redor do planeta, faz com que James Bond (Daniel Craig) parta atrás do ladrão. A perseguição segue pelas ruas de uma cidade na Turquia e acaba em cima de um trem. Precisando impedir que a peça seja levada, M (Judi Dench) ordena que a agente Eve (Naomi Harris) dispare, mesmo sabendo que o tiro pode atingir Bond. É o que acontece, fazendo com que o agente 007 despenque de uma altura incrível. Considerado morto, Bond passa a levar uma vida como "fantasma" até assistir, pela TV, o ataque terrorista sofrido pelo MI6 em plena Londres. Disposto a mais uma vez defender seu país, ele retorna à capital inglesa e se reapresenta a M, mesmo guardando uma certa mágoa dela por ter ordenado o disparo. Logo eles descobrem que o responsável pelo roubo e o atentado é alguém que conhece muito bem o modo de funcionamento do MI6.

O trecho retrata a releitura da visão tradicional sobre a típica imagem do cientista, como sendo um sujeito isolado do mundo em um laboratório trajando um guardapó branco, frequente em outras edições da série 007. Além disso, evidencia as diferentes leituras que podem ser realizadas a partir de um mesmo objeto, como também as possibilidades e os limites da tecnologia na solução de problemas.

007 - Operação Skyfall (Skyfall), Ação , Espionagem , Suspense, EUA/Reino Unido, 2012, 145min., COR. Direção: Sam Mendes.

Palavras-chave: Visão deformada da ciência. Gestalt. Tecnologia. Filosofia da Ciência. Senso comum. Perspectiva. Percepção.

  • 11144
  • 879
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações