Disciplina - Filosofia

Filosofia & Ciências

17/01/2019

Quem foi Ada Lovelace?

Elaine Martins | Tech Ladies

Embora hoje a área de tecnologia da informação seja predominantemente masculina, as primeiras linhas de código processadas por uma máquina foram escritas por uma mulher. Ada Augusta King, mais conhecida como Ada Lovelace, é considerada a primeira programadora da história.

Nascida na cidade de Londres, em 10 de dezembro de 1815, Ada é a única filha legítima do poeta Lord Byron e Anne Isabella Byron, também conhecida como Lady Wentworth. Os pais de Ada se separaram apenas um mês depois do nascimento da filha e Lord Byron saiu do país, deixando para sempre sua filha.

Estudiosa da matemática e com medo que a filha desenvolvesse a insanidade que via em Lord Byron, Anne Isabella incentivou desde cedo o interesse de Ada pela matemática e pela lógica. O talento da garota com os números não demorou a ser notado e, ainda jovem, Lovelace iniciou sua relação profissional com Charles Babbage, o ajudando na concepção da máquina analítica.

retrato
Lovelace-Byron Collection

Aos 20 anos, Ada casou-se com William Lord King, e passou a adotar o mesmo sobrenome do marido. Quando seu esposo foi nomeado Conde de Lovelace, em 1838, Ada passou a ser a Condessa de Lovelace.

De uma tradução veio a programação

Em 1842, Charles Babbage ministrou um seminário sobre sua máquina analítica na Universidade de Turim. Depois que o jovem engenheiro Luigi Menabrea publicou a palestra de Babbage em francês, o então mentor de Ada pediu que ela fizesse a tradução do conteúdo para o inglês. A tarefa levou quase um ano para ser concluída. Uma vez finalizado, o trabalho de tradução ficou muito mais extenso que o original, uma vez que, enquanto traduzia, a Condessa de Lovelace adicionou notas e observações de sua autoria.

Dentre as observações escritas por Ada, havia um algoritmo para a máquina analítica computar a Sequência de Bernoulli. Esse foi considerado o primeiro programa de computador já criado. O estudo foi publicado no The Ladie’s Diary e no Memorial Científico de Taylor. Mais de 100 anos depois, o material foi republicado; a máquina analítica foi reconhecida como o primeiro computador e as anotações de Ada como a descrição de um computador e de um software.

maquina analítica
Bruno Barral (ByB)

Muito à frente do seu tempo

Assim como outros gênios que conhecemos, Ada Lovelace era uma mulher com pensamento muito à frente da época em que viveu. Além de criar o primeiro algoritmo de que se tem registro, Ada também concebeu a ideia de que os computadores poderiam realizar muito mais tarefas do que apenas calcular, no que ela estava certíssima. Hoje, obviamente, todos sabem que um computador faz muito mais do que meros cálculos, mas Lady Lovelace teve esse pensamento em meados de 1842.

Infelizmente, Ada Lovelace não viu a execução de seu algoritmo, pois a máquina analítica foi construída após a sua morte. A Condessa faleceu em 1852, aos 36 anos, em decorrência de um câncer no útero.

retrato de Ada Lovelace
Alfred Edward Chalon

A contribuição de Ada para as áreas da matemática e da computação não passaram em branco. Em 1982, uma linguagem de programação estruturada recebeu o nome “Ada”, em homenagem à Condessa. Além disso, toda segunda terça-feira de outubro comemora-se o “Ada Lovelace Day”, uma dia que tem como objetivo celebrar o legado de Ada e de outras mulheres das áreas de tecnologia, matemática e engenharia, além de incentivar mais mulheres a trilhar esses caminhos.

Referências

O texto acima foi escrito com base no conteúdo disponível nos seguintes sites:

Esta notícia foi publicada no site Tech Ladies em 08 de março de 2018. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade da autora.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.