Disciplina - Filosofia

Filosofia & Ciências

19/10/2018

Banksy mostra que obra 'Menina com Balão' deveria ter sido toda destruída, mas mecanismo falhou

Agência EFE

fotografia do momento em que o quadro menina com balão é triturado. Metade da obra está dentro da moldura e outra metade fora, com sua parte triturada verticalmente
Momento em que obra de Banksy é triturada por baixo da moldura — Foto: Divulgação/Sotheby's
O artista de rua Banksy mostrou em um vídeo que sua obra "Girl With Balloon" ("Menina com Balão"), leiloada no dia 5 de outubro na casa Sotheby's e imediatamente autodestruída de forma parcial, deveria ter sido cortada em pedaços totalmente, mas o sistema instalado na moldura do quadro falhou.

Em um vídeo publicado em seu site, o artista britânico de identidade desconhecida afirmou que a casa de leilões londrina não sabia de seus planos, como muitos afirmaram depois que a notícia viralizou.

A obra, uma das mais populares de Banksy, mostra uma menina que tenta alcançar um balão em forma de coração e foi arrematada no início do mês por 1,04 milhão de libras (R$ 5 milhões).

Assim que a venda foi confirmada, um triturador de papel escondido dentro da moldura do quadro foi ativado, destruindo metade da pintura.

A ação surpreendeu todos os presentes, e Banksy a explicou no dia seguinte em sua conta no Instagram com um vídeo, que intitulou com uma citação do pintor espanhol Pablo Picasso: "A necessidade de destruir é também uma necessidade criativa".

O artista compartilhou um vídeo no YouTube com imagens do momento em que o quadro foi leiloado e explicou que testou o mecanismo dentro da moldura. Ele "funcionou todas as vezes", ao contrário do que aconteceu na hora da venda.

O diretor de arte contemporânea na Europa da Sotheby's, Alex Branczik, disse após o ocorrido que a casa não sabia dos planos do artista.



Como reiterou nesta quarta-feira em entrevista concedida ao jornal especializado "The Art Newspaper", a Shotheby's não detectou o triturador porque foi informada de que a moldura era "uma peça chave do trabalho".

"A performance de Banksy se transformou em um instante em história da arte mundial", ressaltou a casa de leilões em comunicado, considerando que é "a primeira vez que um novo trabalho artístico é criado durante um leilão".

A imprensa britânica estimou que o valor da obra no mercado pode dobrar graças à relevância de sua destruição.

Esta notícia foi publicada no site G1 em 18 de outubro de 2018. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.