Disciplina - Filosofia

Filosofia & Ciências

31/10/2018

Ao triturar obra, Banksy aumentou seu valor em vez de destruí-la

Bence Nanay, do Quartz, com tradução de Larissa Infante | Época

Há duas semanas, Banksy pregou uma peça no mundo da arte.

Pelo menos é isso que a maior parte da cobertura midiática da “pegadinha” feita pelo artista anônimo quer que você acredite. Momentos depois de uma pintura de Banksy ser vendida em um leilão de arte da Sotheby’s por mais de 1 milhão de libras esterlinas (quase R$ 5 milhões), a obra de arte se autodestruiu por meio de um triturador escondido na parte inferior da moldura.

Muito inteligente, certo? Um milhão de libras é muito dinheiro. Agências de notícias especularam se os novos donos do quadro são realmente obrigados a pagar esse valor.

Eles seriam muito estúpidos se não o fizessem. Isso porque Banksy na verdade não fez uma brincadeira com o mercado da arte — o artista anônimo fez um enorme favor.

fotografia do quadro que teve metade picotado na parte inferior: temos a moldura e dentro dela o desenho de um balão no formato de coração. Na parte abaixo da moldura, a parte picotada mostra o corpo de uma menina com vestido de perfil
“Óóóó!”, fizeram os presentes na Sotheby’s, em Londres, quando, por controle remoto, um triturador retalhou metade da obra Menina com balão, de Banksy. Após a autodestruição, ela foi rebatizada de O amor está no lixo Foto: BEN STANSALL / AFP

O quadro originalmente emoldurado era Menina com balão,  uma imagem icônica, mas um pouco saturada, da qual existem muitas cópias. O retrato se tornou tão popular que em 2017 foi eleita a obra de arte favorita da Grã-Bretanha.

Um aspecto da história quase completamente ignorado é que a imagem foi apenas parcialmente triturada. Difícil acreditar que isso aconteceria por acaso. A metade inferior agora está delicadamente pendurada na parte inferior da moldura; a superior está intacta. Então, o trabalho “triturado” está, de fato, ainda inteiro, pronto para ser exibido em uma galeria ou vendido em outro leilão. É uma nova e mais valiosa obra de arte, um documento único de um momento emocionante na história da arte contemporânea.

E não é só isso. Banksy foi a principal tendência mundial do Twitter por horas — e durante uma semana não exatamente fraca de notícias. Um artista contemporâneo virar tendência no Twitter não é algo que acontece com muita frequência. O evento foi comentado e retuitado por pessoas que nunca tinham visto uma imagem de Banksy na vida. Em menos de um dia após a popularização da história, vários memes baseados nela foram criados — por exemplo, a Constituição americana triturada pela metade.
Esta noticia foi publicada no site Época em 19 de outubro de 2018. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.