Disciplina - Filosofia

Informativos

23/04/2018

Edição 02/2018 - Escola Interativa Recursos Digitais

Informativo
ícone escola interativa recursos digitaisOlá!

Este informativo tem como principal objetivo apresentar os materiais disponibilizados no repositório Escola Interativa - Recursos Digitais. Vinculado ao Portal Dia a Dia Educação, este repositório foi criado para reunir, em um único espaço, os mais variados recursos digitais voltados aos processos de formação e ensino e aprendizagem, dentro e fora da sala de aula.



Ícone produção textualProduções PDE
O texto e o exercício filosófico como possibilidade de emancipação

A professora Marta Helena Rodrigues Chote apresenta, neste material, um projeto que pretende centrar-se na investigação acerca da importância do desenvolvimento da habilidade da leitura ao mesmo tempo em que propõe alguns encaminhamentos para o trabalho de leitura de textos filosóficos, sua compreensão e discussão, tanto quanto sua vinculação ao cotidiano do estudante.



ícone artigoArtigo
A aula de filosofia enquanto experiência filosófica: possibilitar ao estudante de filosofia "criar conceitos
 Este artigo tem como objetivo verificar em que medida é possível oferecer aulas de Filosofia que não se limitem a um ensino meramente enciclopédico, mas, que possibilitem experiências em que o estudante, em contato com textos de filósofos, consiga dominar meios que o capacitem a “avaliar o valor dos valores” e a “criar conceitos”.



ícone vídeoVídeo
A árvore do conhecimento

Neste episódio, o artista plástico Marcelo Weber, explica o Mural do Conhecimento a partir da árvore bíblica considerada "Árvore do Conhecimento". A fala explicativa abrange a ação do homem sobre a natureza, utilizando-se do saber científico. Apresenta as formas de se entender a realidade a partir dos mitos, aponta a explicação científica para tais entendimentos e aborda as teorias dos filósofos sobre a razão e a natureza das coisas.



Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.