Disciplina - Filosofia

Filosofia & Ciências

16/08/2016

16 de Agosto - Dia do Filósofo

fotografia da escultura o pensador
O Pensador - Estátua feita por Rodin

Dedicado  a reflexões e questionamentos sobre a sociedade, política, ética, religião e os mais diversos temas relacionados a vida, o filósofo tem sua data comemorativa celebrada anualmente no dia 16 de agosto.

Considerado o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia o grego Tales de Mileto (cerca de 625 a.C. – 558 a.C.) deu inicio a formulação de pensamentos sistemáticos, construídos por meio de bases racionais. Seu trabalho gerou a corrente filosófica dos pré-socráticos (filósofos que antecederam Sócrates).

Tales contribuiu com o pensamento filosófico-científico principalmente ao fundar a Escola Jônica, onde gerou a introdução das noções fundamentais.

Foi o pioneiro a levantar a hipótese de que um elemento seria a origem de tudo, de forma, que a realidade poderia ser explicada sem a cresça em mitos e superstições.

O responsável pela criação da palavra “Filosofia” é Pitágoras de Samos (571 a.C. – 496 a.C.).

Em uma ocasião um rei solicitou a ele que demonstra-se sua sabedoria e prontamente Pitágoras respondeu que ele não era sábio, mas sim Filósofo. O que também pode ser entendido por “amigo da sabedoria” já que a palavra Filosofia é composta por duas outras palavras, ambas de origem grega: Filos, que significa amor e amizade, e Sofia, que expressa conhecimento ou  sabedoria.
foto de matias aires ramos
Segundo a Academia Paulista de Letras o primeiro filósofo brasileiro foi Matias Aires Ramos da Silva Eça, que nasceu em 27 de março de 1705, em São Paulo e faleceu em Lisboa, Portugal, em 1763.

O filósofo é filho de José Ramos da Silva e de D. Catarina d’Horta. Matias Aires foi alfabetizado por jesuítas no Pátio do Colégio, centro velho da cidade de São Paulo. Mudou-se para  Portugal com a família aos 12 anos. No país recebeu o grau de mestre em artes pela Universidade de Coimbra. Na França fez os cursos de direito civil e canônico, em Bayonne e no Sorbonne, Paris, cursou ciências naturais, hebraico e matemática.

Entre os livros que escreveu o mais conhecido é ” Reflexões sobre a Vaidade dos Homens”, que foi publicado no Brasil apenas em 1993. Matias Aires Ramos nunca foi aceito e conhecido no Brasil, o descaso com suas idéias filosóficas desanimou o filósofo, que retornou à Portugal e faleceu. No Brasil, a rua de quatro quarteirões, na Consolação, leva o nome do filósofo e é uma homenagem ao pioneiro da filosofia nacional.

Matias Aires Ramos da Silva Eça

Esta notícia foi publicada no site Osvaldo Cruz em 16 de agosto de 2016. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do seu autor. 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.