Disciplina - Filosofia

Filosofia & Ciências

04/08/2015

Professor de Filosofia lança livro

PUCPR

O professor do curso de Filosofia da PUCPR – Câmpus Maringá, Claudinei Luiz Chitolina, publicou a obra “Para ler e escrever textos filosóficos”, pela editora Ideias e Letras, a partir de uma necessidade constatada ao longo da experiência como docente no ensino superior.

“Observei que muitos estudantes adentram a Universidade sem hábitos e sem habilidade de leitura e de escrita (filosóficas)”, explica. Para o docente no curso de Filosofia é preciso ter a capacidade de ler e de interpretar textos. Por isso, a obra é importante para alguém que busca estudar filosofia e não tem familiaridade, frequência e desenvoltura em relação ao processo de leitura e de escrita dos textos filosóficos podendo assim desenvolver essa capacidade.

“Há uma convicção entre os professores de que a iniciação filosófica se dá através da leitura de textos filosóficos. A leitura dos grandes mestres do pensamento filosófico permite ao aprendiz adquirir uma experiência de pensamento que não poderá adquirir (ou obter) de outra maneira”, explica. A defesa da ideia se baseia no fato de que para cursar Filosofia é preciso saber elaborar seu próprio pensamento, inquietações como essas deram origem a ideia de escrever o livro, a fim de servir de subsídio teórico ao professores e estudantes de filosofia.

capa do livro

Esta notícia foi publicada no site PUCPR em 31 de Julho de 2015. Todas as informações nela contidas são responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.