Disciplina - Filosofia

Filosofia & Ciências

03/12/2007

I Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul

A I Olimpíada de Filosofia do RS é um evento eduAcacional incentivado e assessorado pela Associação de Cursos de Filosofia do Sul do Brasil (Fórum Sul de Filosofia) e pelos Cursos de Filosofia do RS.
A iniciativa propõe a realização de atividades didáticas de Filosofia, desenvolvidas nas escolas de Ensino Infantil, Fundamental e Médio do Rio Grande do Sul, versando sobre um tema geral. Tais atividades são denominadas Atividades Pré-Olímpicas.
Além desta apresentação, os estudantes participarão de atividades de diálogo em forma de Comunidade de Investigação, de produção textual e de apresentação de trabalhos artístico-filosóficos em evento a ser realizado em uma Instituição de Ensino Superior do RS, quando se efetivarão as Atividades Olímpicas.
Durante as Atividades Pré-Olímpicas, as escolas realizarão a seleção dos trabalhos a serem apresentados e dos estudantes que participarão das Atividades olímpicas. A I Olimpíada de Filosofia do RS consiste na combinação das Atividades Pré-Olímpicas e das Atividades Olímpicas.
O tema geral proposto para a I Olimpíada de Filosofia do RS é:

‘É possível uma sociedade justa?’
Cronograma
Março a Setembro de 2008 - Atividades Pré-Olímpicas nas escolas.
Novembro de 2007 a Setembro de 2008 - Inscrições.
Setembro de 2008 - Seleção dos estudantes que representarão as escolas.
Outubro de 2008 - Atividades Olímpicas: Encontros Regionais.
Novembro de 2008 - Atividades Olímpicas: Encontro Estadual.

Público-alvo
Educação Infantil; Séries iniciais do Ensino Fundamental - 1ª a 5ª série. Séries finais do Ensino Fundamental - 6ª a 8ª série. Ensino Médio.

Objetivos
Subsidiar uma efetiva contribuição da Filosofia à formação dos participantes. Fomentar o espírito crítico e dialógico entre os estudantes. Desenvolver nos jovens cidadãos o aprimoramento das habilidades de ler e escrever textos filosóficos, bem como de realizar diálogo filosófico em solidariedade investigativa. Promover a interface entre a Filosofia e outras áreas do conhecimento. Promover a integração entre as escolas, os estudantes e os professores participantes.
Para inscrever sua escola ou turma
Escreva para contato@olimpiadadefilosofia.org informando:
- Nome, endereço, e-mail e telefone da Escola.
- Nível de escolaridade dos estudantes participantes.
- Número estimado de estudantes nas Atividades Pré-Olímpicas.
- Nome, e-mail e telefone do(s) professor(es) responsável(eis).
A INSCRIÇÃO É GRATUITA
Veja o Regulamento em http://www.olimpiadadefilosofia.org

Fonte: http://www.olimpiadadefilosofia.org/
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.