Disciplina - Filosofia

Informativos

22/09/2011

Edição 01/2012

Informativo
A dica da semana é: Trecho de Filme

ícone trechos de filmeV de Vingança
Acesse o Trecho
O trecho selecionado reproduz dois momentos distintos do filme. O discurso do personagem V, convocando a população para a luta contra o governo, que ocorre no início do filme e o discurso do Chanceler, que tem sob seu comando/domínio a população inglesa, que ocorre no final do filme.

Você poderá explorar este recurso a partir de algumas questões:
1. O que há de comum entre os dois discursos? Nos discursos observados é possível identificar  elementos relacionados a alteridade?
2. Ainda sobre os discursos, os protagonistas assumem a defesa de uma vontade coletiva?
3. Durante a cena selecionada qual das falas se coloca em defesa da liberdade? E qual personagem garantiria a liberdade neste contexto ficcional?

ícone cinemaV de Vingança
Acesse a Sinopse



Trabalhando com o texto clássico

Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio – Trecho 5
"A quem se entrega com mais segurança a defesa da liberdade: ao povo ou aos grandes; quem tem mais razões para provocar tumultos: aqueles que querem conquistar ou aqueles que querem conservar".
Nesse texto Maquiavel propõe a reflexão sobre quais os homens mais nocivos numa república - aqueles de desejam o poder ou aqueles que detém o poder.

capa do cadernoAntologia de Textos Filosóficos
Acesse a obra

Lembrando! Estas são algumas possibilidades de conteúdos que você pode abordar por meio dos recursos apresentados. Mas cabe a você, professor, priorizar o que melhor atende às necessidades de aprendizado de seu aluno. Use sua criatividade e bom trabalho!


Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.