Disciplina - Filosofia

Informativos

02/08/2011

Edição 06/2011

Informativo
A dica é: Filosofia e Cinema
O desenvolvimento da mundialização do capital e do capitalismo global, a partir da década de 1980, implicou numa nova divisão internacional do trabalho, com impactos significativos em alguns setores industriais nos países capitalistas do Primeiro Mundo. É nesse contexto, numa pequena cidade industrial ao norte da Espanha, na região da Galícia, que um grupo de amigos, ex-operários metalúrgicos de um estaleiro naval que foi adquirido (e desativado) por investidores coreanos, se reúne no bar Naval onde conversam e compartilham frustrações e esperanças.
Neste trecho, um dos personagem, que desempregado faz bico de babá , ao ler a fábula “A Cigarra e a Formiga”, questiona as nuances ideológicas presentes na história.

A dica é: Notícia
A I Olimpíada de Filosofia do NESEF/UFPR destina-se a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Tem como objetivo desenvolver atividades que levem o estudante do ensino médio ao estudo da Filosofia e suas relações com a sociedade.


A dica é: Relatos de Experiência

Envie seu Relato
Espaço destinado para o compartilhamento de práticas pedagógicas enviadas por professores de Filosofia do Ensino Médio. Convidamos você para participar enviando sua prática.



Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.