Disciplina - Filosofia

Informativos

15/06/2011

Edição 03/2011

Informativo
A dica é: Vídeo
Uma reflexão sobre a complexa relação entre ética e desenvolvimento científico, a partir do olhar de quem trabalha com pesquisas em células-tronco, experiências com animais e produção de transgênicos. Produzido em julho de 2008 – UFRGS

A dica é: Trecho de filme
Gattaca - Técnicas de manipulação genética
Gattaca retrata uma sociedade de classe cuja técnica de manipulação do código genético tornou-se prática cotidiana de controle social. Vincent é um jovem ambicioso, que almeja ir além do seu destino genético. Por isso, decide assumir a personalidade de Jerome Morrow. O nome Gattaca relaciona-se às primeiras letras de nucleotídeos do DNA e é condizente com a discussão a respeito do destino de uma pessoa ser determinado pela sua composição genética.Neste trecho Vincent narra sua concepção e nascimento. Distingui-se, aqui, o método apoiado na vontade divina e o apoiado na ciência. Destaca-se a capacidade da tecnologia em identificar as possíveis doenças já nos primeiros minutos de vida. As dificuldades de uma criança concebida sem a ajuda da ciência são, também, relatadas aqui.

A dica é: Sugestão de Leitura
Religião e Ciência
Neste trabalho, Russell apresenta um estudo dos conflitos entre a ciência e a religião durante quatro séculos. Examinando as explicações nas quais os avanços científicos entraram em conflito com a doutrina cristã ou com as interpretações bíblicas, desde Galileu e a Revolução Copernicana até as descobertas médicas da anestesia e da inoculação, Russell aponta para a reviravolta e reavaliação de sistemas de crenças ao longo da história.


Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.