Disciplina - Filosofia

Galerias de Imagens > > Estética

A Visão depois do Sermão (A luta de Jacó com o Anjo)

Paul Gauguin (1848–1903), La Vision après le Sermon (La Lutte de Jacob avec l’Ange), 1888, óleo sobre tela, 73 × 92cm, Galeria Nacional da Escócia.
A pintura, simbólica e espiritual, geralmente é considerada a primeira obra prima de Gauguin.
As mulheres de Breton, usando as típicas toucas cerimoniais, acabam de ouvir um sermão do padre, baseado em um versículo do Gênesis, sobre a noite em que Jacó passou pelejando com um anjo misterioso. A composição, repleta de cores fortes apresenta grande dramaticidade e se distigue da maior parte das obras da década de 1880, quando era esperada uma adesão ao naturalismo.
Depois de diversas exposições o pintor decidiu se isolar e desenvolver um estilo próprio, dando início ao sintetismo, estilo de arte que tinha afinidades com o simbolismo e procurava a simplificação da forma, além da aplicação de cores vivas em objetos toscamente modelados.
A cena da luta está na cabeça das pessoas que rezam depois do sermão, e uma árvore diagonalmente disposta separa os dois temas da obra. Os tons escuros das roupas das mulheres representam seu pertencimento ao mundo terreno, fazendo contraste com as cores vivas que se referem ao caráter espiritual da visão. 
<br><br>Palavras-chave: Gauguin, naturalismo, pós-modernismo, estética, arte, forma

Fonte: commons.wikimedia.org

Paul Gauguin (1848–1903), La Vision après le Sermon (La Lutte de Jacob avec l’Ange), 1888, óleo sobre tela, 73 × 92cm, Galeria Nacional da Escócia. A pintura, simbólica e espiritual, geralmente é considerada a primeira obra prima de Gauguin. As mulheres de Breton, usando as típicas toucas cerimoniais, acabam de ouvir um sermão do padre, baseado em um versículo do Gênesis, sobre a noite em que Jacó passou pelejando com um anjo misterioso. A composição, repleta de cores fortes apresenta grande dramaticidade e se distigue da maior parte das obras da década de 1880, quando era esperada uma adesão ao naturalismo. Depois de diversas exposições o pintor decidiu se isolar e desenvolver um estilo próprio, dando início ao sintetismo, estilo de arte que tinha afinidades com o simbolismo e procurava a simplificação da forma, além da aplicação de cores vivas em objetos toscamente modelados. A cena da luta está na cabeça das pessoas que rezam depois do sermão, e uma árvore diagonalmente disposta separa os dois temas da obra. Os tons escuros das roupas das mulheres representam seu pertencimento ao mundo terreno, fazendo contraste com as cores vivas que se referem ao caráter espiritual da visão.

Palavras-chave: Gauguin, naturalismo, pós-modernismo, estética, arte, forma