Disciplina - Filosofia
  • Visão anual
  • Visão mensal
  • Calendar view
  • Visão diária
Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência
Encontros
Início : Terça-Feira 8 Agosto 2017, 8:00
Fim : Sexta-Feira 11 Agosto 2017, 18:00
Informação de contato :

Curitiba - PR
Email :
URL : https://hfc2017.herokuapp.com
logotipo Escola HFC


Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência



Professor convidado:


Olival Freire Júnior


(Universidade Federal da Bahia)




A Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência - Escola HFC - é um evento bianual voltado à formação de pesquisadores e professores. Participam do evento estudantes de graduação e pós-graduação, além de professores da educação básica, das mais variadas áreas do conhecimento (ciências humanas, ciências naturais, matemática etc.), com interesses nos temas da história e da filosofia da ciência para fins de formação profissional. A Escola HFC está estruturada em dois módulos: curso principal e oficinas.

Curso principal

Curso ministrado por um único professor convidado sobre os seus temas de pesquisa, com carga horária de 12 horas (3 horas diárias), no período matutino. Nas edições anteriores, os professores convidados foram Michel Ghins (Université de Louvain), Mauro Condé (UFMG) e Otávio Bueno (University of Miami).

Para a edição de 2017, o convidado é o professor Olival Freire Júnior, um dos mais destacados pesquisadores brasileiros em história da teoria quântica, história da física no Brasil e usos da história e filosofia da ciência no ensino de ciências. Ele integra o Departamento de Física da UFBA, instituição onde também exerce atualmente a função de Pró-Reitor de Pesquisa, Criação e Inovação.

Oficinas

São ministradas por pesquisadores e professores interessados em compartilhar com um público não-especializado suas pesquisas. Versam, portanto, sobre os mais diversos temas no campo da história e filosofia da ciência. Têm carga horária de 6 horas (3 horas diárias), no período vespertino, e cada participante pode frequentar até duas oficinas. Serão selecionadas 20 oficinas, que serão distribuídas em dois blocos de 10 oficinas a serem ministradas simultaneamente nos dias 08 e 09 (Bloco A) e nos dias 10 e 11 (Bloco B).

Chamada para submissão de propostas de Oficinas

Os interessados em ministrar oficinas devem submeter suas propostas até o dia 08/05, no site https://hfc2017.herokuapp.com

As propostas serão avaliadas e selecionadas por um comitê científico.

As propostas devem se enquadrar em ao menos um dos seguintes eixos temáticos: Filosofia da Ciência, Filosofia da Tecnologia, História da Física, História da Química, História da Biologia, História da Matemática, História das Ciências Humanas, História das Instituições e das Políticas Científicas, Historiografia da Ciência, Estudos sociais sobre a ciência e a tecnologia e Estudos sobre a ética na ciência e na tecnologia.

Promoção: Programa de Pós-Graduação em Filosofia (UFPR); Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (UFPR); Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (UTFPR); Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (UTFPR).

Acompanhe e divulgue o canal da Escola HFC no Youtube: www.youtube.com/EscolaHFC

Submissões para propostas de oficinas abertas até 08/05

Inscrições para participantes estarão abertas a partir de 29/05




Para confirmar se as oportunidades aqui mencionadas envolvem afastamento de funções e/ou certificação válida para progressão na carreira do quadro próprio do magistério, é preciso que a pessoa interessada consulte o Departamento de Recursos Humanos da Seed.
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.