Disciplina - Filosofia
  • Visão anual
  • Visão mensal
  • Calendar view
  • Visão diária
Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência
Outros
Início : Terça-Feira 11 Agosto 2015, 8:00
Fim : Sexta-Feira 14 Agosto 2015, 18:00
Informação de contato :

Email :
URL : http://www.filosofia.ufpr.br/?page=evento&id=112
A Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência – Escola HFC – é um evento bianual voltado à formação de pesquisadores e professores. Participam do evento estudantes de graduação e pós-graduação, além de professores da educação básica, das mais variadas áreas do conhecimento (ciências humanas, ciências naturais, matemática etc.), com interesses nos temas da história e da filosofia da ciência para fins de formação profissional. A Escola HFC está estruturada em dois módulos: curso principal e oficinas.

Curso principal

É um curso ministrado por um único professor convidado, com carga horária de 12 horas (3 horas diárias), no período matutino, sobre os seus temas de pesquisa mais recentes. Nas edições anteriores, os professores convidados foram Michel Ghins (Université de Louvain) e Mauro Condé (UFMG).

Para a edição de 2015, o convidado é o professor Otávio Bueno, brasileiro, radicado nos EUA e vinculado à Universidade de Miami, onde é chefe do departamento de filosofia e leciona e pesquisa nas áreas de filosofia da ciência, filosofia da lógica e filosofia da matemática.

Oficinas

As oficinas são ministradas por pesquisadores e professores interessados em compartilhar com um público não-especializado suas pesquisas sobre os mais diversos temas no campo da história e filosofia da ciência. As oficinas têm carga horária de 6 horas (3 horas diárias), no período vespertino, e cada participante pode frequentar até duas oficinas. Serão selecionadas 20 oficinas, que serão distribuídas em dois blocos de 10 oficinas a serem ministradas simultaneamente nos dias 11 e 12 (Bloco A) e nos dias 13 e 14 (Bloco B).

Chamada para submissão de propostas de Oficinas

Os interessados em ministrar oficinas devem submeter suas propostas até o dia 06/04, no site https://hfc2015.herokuapp.com. As propostas serão avaliadas e selecionadas por um comitê científico.

As propostas devem se enquadrar em ao menos um dos seguintes eixos temáticos: Filosofia da Ciência, Filosofia da Tecnologia, História da Física, História da Química, História da Biologia, História da Matemática, História das Ciências Humanas, História das Instituições e das Políticas Científicas, Historiografia da Ciência, Estudos sociais sobre a ciência e a tecnologia e Estudos sobre a ética na ciência e na tecnologia.

Promoção

Programa de Pós-Graduação em Filosofia (UFPR),

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (UFPR),

Programa de Pós-Graduação em Formação Educacional, Científica e Tecnológica (UTFPR)

Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (UTFPR).

Conheça o canal da Escola HFC no Youtube
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.