Disciplina - Filosofia
  • Visão anual
  • Visão mensal
  • Calendar view
  • Visão diária
II Encontro Nacional PIBID-Filosofia
Congressos
Início : Segunda-Feira 1 Junho 2015, 16:00
Fim : Quarta-Feira 3 Junho 2015, 16:00
Informação de contato :

Universidade Federal do ABC - Campus São Bernardo do Campo
Email : encontropibidfilosofia2015@gmail.com
URL :
O PIBID é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, financiado pela CAPES. Trata-se de uma iniciativa de aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para atuarem na Educação Básica. O programa vincula professores e licenciandos de Instituições de Ensino Superior (IES) e escolas de Educação Básica da rede pública de ensino.

O II Encontro Nacional do PIBID-Filosofia apresenta-se como um espaço de compartilhamento das atividades realizadas pelos diferentes projetos do PIBID da área de Filosofia em todo o Brasil, tornando possível tanto a troca de experiências, quanto o fortalecimento do vínculo entre as universidades de ensino participantes do evento. Contribui, igualmente, para o aprofundamento das relações entre as universidades e as escolas públicas envolvidas em cada subprojeto do PIBID-Filosofia, as quais são a fonte das experiências discutidas, bem como a finalidade das mesmas. Destarte, o II Encontro pode levar à ampliação dos projetos e de suas ações no ensino básico, como resultado da ampla discussão que ele é capaz de fomentar.

Vale lembrar que o PIBID tem grande impacto nos cursos de Licenciatura, propiciando uma formação diversificada: os estudantes não realizam somente as atividades usuais dos estágios supervisionados, mas uma efetiva iniciação à docência. Participam do planejamento das aulas, das regências, do acompanhamento das atividades, de eventos científicos, de oficinas abertas à comunidade etc., deparando-se com uma rica possibilidade de formação. Nesse sentido, ameniza-se drasticamente o hiato tradicionalmente existente entre a formação teórica universitária e a inserção do professor em sala de aula. O II Encontro como espaço de reflexão sobre tais experiências docentes pode, portanto, contribuir não só para a formação dos licenciandos, mas também do alunado das escolas públicas em geral.

Normas


As inscrições serão feitas pela Coordenação de Área, segundo as seguintes normas:

Cada instituição terá o tempo de 40 minutos para comunicar o trabalho realizado no âmbito do PIBID: projetos, relatos de experiência, exposição de produtos (como materiais didáticos), discussões teóricas, enfim, as atividades desenvolvidas nas escolas vinculadas ao programa, e/ou que proponham temas e problemas para a reflexão filosófico-pedagógica concernente ao ensino da Filosofia e à formação docente. O modo de exposição (todo o grupo ou alguns representantes, um só trabalho ou uma amostra de vários etc.) também será escolhido por cada projeto do PIBID-Filosofia.

As inscrições (gratuitas) devem ser remetidas ao seguinte endereço eletrônico: encontropibidfilosofia2015@gmail.com.

Na mensagem de inscrição, o coordenador do subprojeto PIBID-Filosofia deverá encaminhar:

a. Nome da instituição e do coordenador da área;

b. Nome dos bolsistas que participarão do Encontro;

c. Texto completo a ser apresentado, com título, nome de todos os autores, resumo de no máximo 500 caracteres (com espaço), no seguinte formato:

i. Tamanho A4, formato superior e inferior 2,5cm, esquerda e direita 3,0cm;

ii. Fonte Arial, tamanho 11;

iii. Espaçamento 1,5 entre parágrafos, com espaçamento depois do parágrafo de 6pt;

iv. Alinhamento do texto justificado;

v. Formato .doc ou .docx, com no mínimo 15 mil e no máximo 35 mil caracteres (com espaços).

Receberão os certificados de participação somente aqueles que estiverem presentes. Já os textos poderão ser assinados por todos que contribuíram com a sua elaboração.

As inscrições devem ser feitas até o prazo máximo de 31 de março de 2015.

Serão aceitas também inscrições de graduandos e professores de Filosofia interessados em participar como ouvintes, respeitando o limite máximo de 90 pessoas por auditório (360 pessoas no total).

Instituições interessadas em apresentações artísticas, favor entrar em contato no e-mail encontropibidfilosofia2015@gmail.com, enviando suas propostas, até o prazo final das inscrições.



Para confirmar se as oportunidades aqui mencionadas envolvem afastamento de funções e/ou certificação válida para progressão na carreira do quadro próprio do magistério, é preciso que a pessoa interessada consulte o Departamento de Recursos Humanos da Seed
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.