Disciplina - Filosofia

Filosofia Política

Nome do autor: Nilce Ferreira Bueno
Instituição / Escola: Colégio Estadual São Luis - EFM
Município / Estado: São João - Paraná
Conteúdo estruturante: Filosofia Política
Série: 3° ano do Ensino Médio

Relato

No decorrer do ano letivo, percebi que os alunos da 3ª Série Ensino Médio demonstravam grande dificuldade em formular textos sobre alguns temas abordados nas aulas, devido a isso procurei lançar alguns desafios aos alunos, pois, a disciplina de filosofia tem o objetivo de despertar o intelecto de nossos alunos a novos conceitos, proporcionando a passagem do senso comum para pensamento crítico.

1° Passo
- Propus aos alunos que formassem três grupos e definissem um tema cada grupo. Os temas escolhidos foram: poder, política e violência.

2° Passo
- Os alunos tiveram um tempo para debaterem o tema entre eles, para depois expor ao restante da turma.

3° Passo
– Cada grupo fez as suas colocações, através do diálogo ocorrido no grupo, sobre o tema abordado, alguns questionamentos ocorreram, mas mesmo assim percebi que os mesmos não tinham argumentos bem formulados sobre os assuntos.

4° Passo
– Os alunos assistiram três vídeos sobre o pensamento de Maquiavel, referente aos temas abordados.
Política, no conceito de Maquiavel.
Formas de poder: presidentes, George Walker Bush, Luis Inácio Lula da Silva, Hugo Chaves, Bill Clinton, entre outros.
Tropa de elite × Maquiavel -Violência de policiais e traficantes. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3VTFVVbMe9M

5° Passo
- Após o término dos filmes convidei os alunos para registrarem suas impressões no caderno.
Devido à grande dificuldade que os alunos apresentam em redigir um texto ou síntese, demonstrei a eles o software CMAP TOOLS. Esse software auxilia na sistematização das ideias atrav?s do desenvolvimento de mapas conceituais. Os alunos puderam sintetizar e esquematizar as ideias preliminares de um texto, a fim de que cada um monte o seu, com ideias ou conceitos sequenciais dos fatos, tornando-os mais completos.

6° Passo - Como já tínhamos definidos os temas Poder, Política e Violência, eles montaram um mapa conceitual a partir de seus conhecimentos. Em seguida, houve debates, e explanação sobre os assuntos.
Retomamos o 3° passo. Debatemos sobre os temas e os alunos complementaram e ajustaram o mapa, com mais subsídios que anteriormente. Em seguida, redigiram o texto, baseado e desenvolvido a partir das ideias presentes no Mapa Conceitual. O trabalho foi concluído satisfatoriamente, pois excelentes textos foram desenvolvidos a partir do momento em que utilizaram uma nova metodologia de aprendizagem.

O objetivo dessa metodologia não é somente ficar registrada como “uma experiência ou atividade diferente”, mas, oportunizar o conhecimento de um recurso que pode ser utilizado para estudos posteriores como: estudo para avaliações, escrita de resumos, sínteses e textos diversos. Fica registrado através desta experiência que organizando primeiramente o assunto, torna-se mais fácil assimilar e transmitir pensamentos.

7° Passo - Para concluir o trabalho, foi proposto a pesquisa de imagens que representassem a política, o poder e a violência e que pudessem ser inseridas no próprio mapa conceitual, denotando um novo sentido ao trabalho.


Referências

ARENDT, H. O que é política? (editoria Ursula Ludz); Tradução Reinaldo Guarany. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
ARISTÓTELES. A Política. Edição bilíngüe, grego-português. Tradução Antonio C. Amaral e Carlos Gomes. Lisboa: Vega, 1998.
BIGNOTTO, N. Maquiavel Republicano. Coleção Filosofia, volume 19. São Paulo: Loyola, 1991..
GRAMSCI, A. Maquiavel, a política e o Estado Moderno. Trad.: Luiz Máro Gazzaneo. 8a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Filosofia para a Educação Básica. Curitiba: Seed, 2008.
VERNANT, J. P. Entre Mito e Política. São Paulo: Editora da USP, 2001.
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