Disciplina - Filosofia

Julgamento de Maquiavel

Autora: Herminia Victoria Lazarim
Instituição: Colégio Bento Munhoz da Rocha Netto
Município / Estado: Colombo / Paraná
Conteúdo: Filosofia Política - Julgamento de Maquiavel
Série: 2° ano do Ensino Médio

Relato

Minha primeira experiência nessa Instituição Escolar começou em 2008, quando durante uma aula de Filosofia citei a página 179 do Livro Didático Público de Filosofia, da Seed. O Conteúdo era Filosofia Politica e o texto A politica em Maquiavel, onde havia uma citação do termo Maquiavelismo. Após a explicação os alunos iniciaram um debate, alguns condenando, outros não. Então propus à turma fazermos um "julgamento" sobre Maquiavel.

1.° passo - Pesquisa: todos os alunos fizeram sua pesquisa e levaram para a sala, momento em que o debate foi reiniciado com novas informações.

2.° passo - Escolha dos "atores". Definição de quem faria o que.

3.° passo - Convite aos professores de outras disciplinas para participarem. Assim formamos um grupo de Orientadores: Prof. Cirene de Inglês, Prof. Vandenir de História, Prof. M.ª Alba de Arte e Prof. Virgilio que atuou como juiz.
Começamos os ensaios e nesse processo as ideias iam surgindo.

4.° passo - Apresentação: Como eram duas turmas de 2.° ano fizemos dois julgamentos. Num deles Maquiavel foi absolvido e no outro foi condenado.

O que mais chamou a nossa atenção nesse trabalho foi o fato de que os alunos se empenharam muito, produziram uma sala de julgamento, levaram a Bíblia Sagrada para o juramento e se vestiram de advogados e advogadas de defesa e acusação. No processo de construção aconteceram desentendimentos, mas tudo isso foi superado pelo trabalho apresentado.

Isso criou um forte vinculo de amizade entre os alunos e seus professores, como também fez nascer a vontade de alguns deles em serem advogados, juízes ou promotores. Uma das alunas que representou uma advogada fez vestibular e foi aprovada em 2009 no curso de Direito da Unibrasil.

Nesse ano repetimos a atividade com a turma de 2.° ano, dessa vez com a participação da Prof. Vera (Filosofia), Prof. Herminia (História) e o Prof. Virgilio (como juiz).
Recomendar esta página via e-mail: