Disciplina - Filosofia

Política e violência

Autor: Lucio de Lima Lopes
Instituição: Colégio Estadual São Vicente de Paula - EFMNP
Município / Estado: Paranavaí / Paraná
Conteúdo: Filosofia Política - Política e Violência
Série: 2ª Série do Ensino Médio

Relato

Partindo do texto Senso comum ético, presente no Livro Didático Público de Filosofia - 2006- p. 154-156, foi realizada, primeiramente, leitura silenciosa. Tempo disponibilizado 10 min.

Na sequência os alunos fizeram leitura em voz alta com intervenções* do professor, para compreensão do texto. Tempo disponibilizado 20 min.

Logo após a leitura os alunos foram convidados a assistirem um vídeo amador intitulado: 60 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem, produzido por mim em parceria com outra professora e uma turma de outro colégio, tendo em vista, a feira cultural de 2008. No vídeo são relatados números levantados por ONGs em relação aos abusos contra os Direitos Humanos no Brasil e em outros países. São trabalhados, artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Tempo disponibilizado 7min.

Após assistir ao vídeo, o professor convidou os alunos para transcreverem no caderno, 8 artigos trabalhados durante o filme. Este trabalho foi realizado em grupos com 4 integrantes cada um. Os grupos receberam cópias de textos relacionados a números atualizados sobre as violências praticadas contra jovens, mulheres e homossexuais no Brasil. (Material em anexo).Tempo estimado 20 min.

O trabalho foi concluído com um painel sobre os temas abordados e relacionados com a Ética do Cuidado de Boaventura Souza Santos, procurando investigar as possibilidades reais que o homem tem para construir uma sociedade menos violenta, mais solidária e mais responsável.

Referências

LEAL, Djaci Pereira. Liberdade em Sartre. pp. 149-157. Filosofia. Vários autores. Curitiba: Seed, 2006.
60 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Gl9mFDx1y68. Acesso em 25/03/2011.

Recurso

Fragmentos de textos relacionados a números atualizados sobre as violências praticadas contra jovens, mulheres e homossexuais, no Brasil disponível em http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/Relatos de experiencias/violencias_praticadas_no_brasil.pdf


* Nas intervenções o professor procurou relacionar o conteúdo do texto em questão, com outros conteúdos de Ética, já estudados.

Recomendar esta página via e-mail: