Disciplina - Filosofia

Biblioteca do Professor

O Projeto da Biblioteca do Professor objetiva enriquecer o acervo já constituído das bibliotecas as unidades de ensino que integram a Rede Pública Estadual do Paraná. Leia mais...

O objetivo desta seção é divulgar os livros da Biblioteca do Professor. Consulte-os na biblioteca da sua escola. Os livros são para você.


Fase 1



Fase 2

Dicionário de filosofia

Autor: N. Abbagnamo
Editora: Martins Fontes
O mais rico repertório da linguagem filosófica, acessível a todos e condensado em 2.500 verbetes de extrema clareza e fácil consulta. Todos os termos filosóficos estão registrados, explicados e documentados com citações dos textos fundamentais da tradição filosófica ocidental, dos pré-socráticos aos nossos dias.

Voltar ao topoVoltar ao topo

Convite à filosofia

Autor: Marilene Chaui
Editora: Ática
Convite à Filosofia é um marco no ensino da Filosofia no Brasil. Por meio de uma linguagem acessível, trata de forma contextualizada os temas importantes da reflexão filosófica, conduzindo o leitor à profundidade dos grandes pensadores. Razão, verdade, conhecimento, ciência, ética, política, arte, técnica, religião, metafísica, história, lógica emergem de suas páginas em abordagens que suscitam fecundas discussões sobre o mundo das ideias e sobre a história do pensamento.
Voltar ao topoVoltar ao topo

História da filosofia vol 1 - vol 2 - vol 3

Autor: Giovanni Reale e Dario Antiiseri
Paulus: Paulus
A história da filosofia é a história dos problemas filosóficos, das teorias filosóficas e das argumentações filosóficas. É a história das disputas entre filósofos e dos erros filósofos. É sempre a história de novas tentativas de versar sobre questões inevitáveis, na esperança de conhecer sempre o melhor a nós mesmos e de encontrar orientações para nossa vida e motivações menos frágeis para nossas escolhas. A história da filosofia ocidental é a história das ideias que deram forma à história do Ocidente. É um patrimônio para não ser dissipado, uma riqueza que não se deve perder.
Voltar ao topoVoltar ao topo

A filosofia a partir de seus problemas

Autor: Mario A. G. Porta
Editora: Loyola
O livro propõe uma perspectiva de acesso à filosofia, centrada em explicitar como podem ser melhorados o estudo e o ensino dessa disciplina, com base na experiência de sala e na dedicação do autor à compreensão da filosofia, empenho de uma vida.
Voltar ao topoVoltar ao topo

Ética

Autor: Adolfo Sanchez Vazquez
Editora: Civilização Brasileira
Ao elaborar este volume, o grande objetivo de Adolfo Sánchez Vásquez foi introduzir o leitor nos problemas fundamentais da Ética nos dias de hoje. Além de abordar temas clássicos como o objetivo da ética, a essência da moral, o determinismo e liberdade e a avaliação moral, o autor discute questões cruciais e pouco exploradas como moral e história, e forma lógica e justificação dos juízos morais.
Voltar ao TopoVoltar ao topo

Filosofia e seu Ensino

Autor: Paulo Eduardo Arantes & Salma T. Muchail
Editora: Vozes
Em cinco artigos, renomados professores universitários refletem quanto à tarefa do filósofo na construção do saber contemporâneo. A teoria, o lugar do filósofo, os problemas e as questões polêmicas envolvendo a filosofia, juntamente com práticas educacionais e didáticas, estão contidos neste livro, um excelente subsídio a todos os professores e estudantes ansiosos em conhecer a função social do filósofo.
Voltar ao topoVoltar ao topo

O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual

Autor: Jacques Rancière
Editora: Autêntica
O livro conta a história de Joseph Jacotot - professor, militante ardoroso do Século das Luzes que, confrontado, em 1818, a uma situação pedagógica inaudita, é levado a romper com todos os pressupostos assentes sobre as condições básicas do ensinar.
Voltar ao topoVoltar ao topo

A Teoria do Conhecimento

Autor: Paul K. Moser; J. D. Trout e D. H. Moulder
Editora: Martins Fontes
"A teoria do conhecimento" explica as principais ideias e os grandes problemas de epistemologia contemporânea sem entrar em excessivos detalhes técnicos. Abrangente e repleto de exemplos, põe em evidência os debates contemporâneos sobre a definição, as fontes e os limites do conhecimento humano. Trata de temas fundamentais, como a natureza da crença, as diversas teorias da verdade, a justificação epistêmica, o problema de Gettier, o ceticismo e a racionalidade epistêmica.
Voltar ao topoVoltar ao topo

O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Karl Marx no século XXI

Autor: Leandro Konder
Editora: Paz e Terra
À luz das exigências da nossa época e sob a pressão das mudanças que se precipitaram neste final de milênio, os leitores são convidados a refletir sobre o que há de romântico nas concepções teórico-políticas de Marx.
Voltar ao TopoVoltar ao topo

O que é a filosofia?

Autor: Gilles Deleuze e Felix Guattari
Aditora: Ed. 34
A partir da questão ' O que é a filosofia? ', Deleuze e Guattari esclarecem as condições, as incógnitas e os requisitos subjacentes à sua elaboração. A seguir, estabelecem as diferenças entre a atividade filosófica e a atividade científica ou artística.
Voltar ao topoVoltar ao topo

Fase 2

Filósofos na sala de aula

Autor: Vinícios de Figueiredo
Editora: Berlendis e Vertecchia
A coleção: Filósofos na sala de aula propõe uma abordagem simples e direta para um primeiro contato com alguns dos pensadores fundamentais da história da humanidade. Práticas e eficientes, as coletâneas de pequenos textos, preparados em linguagem acessível por especialistas em cada área, localizam questões centrais na obra dos filósofos estudados, através da leitura direta de trechos de textos seus; explicam a escolha e o tratamento destas questões no conjunto da obra – e da biografia – dos autores, além de relacioná-los ao nosso cotidiano.
Uma coleção de introdução ao estudo da Filosofia que conseguiu unir exposições claras e concisas à leitura dos textos primários.
Voltar ao TopoVoltar ao Topo

Textos Básicos de Filosofia

Autor: Danilo Marcondes
Editora: Jorge Zahar
Essa antologia de textos dos grandes pensadores tem como objetivo pôr o estudante em contato direto com as fontes da filosofia ocidental. Com finalidade didática, o volume inclui pequenas introduções aos filósofos e a cada um de seus textos, além de uma série de questões e temas para discussão em sala de aula ou em grupos de estudo.
Agora professores e alunos já contam com um aparato completo para ensinar e estudar: Iniciação à história da filosofia - amplamente adotado e sucessivamente reeditado - e Textos básicos de filosofia formam um conjunto, o primeiro orientando o leitor nos caminhos da filosofia, o outro trazendo as fontes da filosofia ocidental.
Voltar ao TopoVoltar ao Topo

O Príncipe

Autor: Nicolau Maquiavel
Editora: Martins Fontes
Em sua obra “O Príncipe”, Nicolau Maquiavel mostra a sua preocupação em analisar acontecimentos ocorridos ao longo da história, de modo a compará-los à atualidade de seu tempo. “O Príncipe” consiste de um manual prático dado ao Príncipe Lorenzo de Médice como um presente, o qual envolve experiência e reflexões do autor. Maquiavel analisa a sociedade de maneira fria e calculista e não mede esforços quando trata de como obter e manter o poder.
Voltar ao TopoVoltar ao Topo

Mitologia Grega Vol. I, II e III

Autor: Junito De Souza Brandão
Editora: Vozes
A obra parte de zeus, já como deus cosmocrata e pai dos deuses e dos homens e se fecha no mito de eros e psiqué. o centro do volume se fixa nos mitos dos gêmeos apolo e Ártemis; Dioniso, deus do êxtase e do entusiasmo; Orfeu e Eurídice; narciso e hermes trismegisto. como apêndice aparecem deuses olímpicos e arquétipos masculinos.
Voltar ao TopoVoltar ao Topo

Título: Da Ética à Bioética

Autor: Alvaro Luiz Montenegro Valls
Editora: Vozes
Apresenta um livro didático e introdutório sobre o assunto ética e bioética, trazendo as principais correntes, os modelos e as motivações do pensamento ético mais expressivas. Além disso faz uma abordagem de temas afins como dignidade humana, genética, clonagem etc. Um livro didático e introdutório sobre o assunto, trazendo as principais correntes, os modelos e as motivações do pensamento ético mais expressivas.
Voltar ao TopoVoltar ao Topo

Título: Dicionário: Filosofia: Ética e Moral.

Autor: Monique Canto-Sperber
Editora: Unisinos
Este "Dicionário de Ética e Filosofia Moral" faz a ligação entre a história da filosofia e seus desenvolvimentos mais recentes, abordando de Aristóteles a Wittgenstein, de Foucault a Lévinas. Obra de memória, de reflexão e de saber, este dicionário contribui para o enriquecimento das formas de pensar do homem contemporâneo.
Voltar ao TopoVoltar ao Topo

Título: Verdade e conhecimento

Autor: Tomás de Aquino
Editora: MARTINS FONTES
'Verdade e conhecimento', em edição bilingue, apresenta ao leitor o tratamento que Tomás de Aquino Sá - nas Quaestiones Disputatae de Veritate - a esses temas centrais e decisivos em qualquer filosofia. Uma pequena amostra de uma grande obra onde Aquino convida o leitor a esquecer seus preconceitos contra a Idade Média e simplesmente pensar.
voltar ao topoVoltar ao Topo

Título: A República

Autor: Platão
Editora: MARTINS FONTES
Essa é a obra mais importante de Platão. Nela ele expõe suas principais ideias. Ali está descrito o Mito da Caverna, o que é um filósofo e como é uma sociedade justa entre outras ideias.
voltar ao topoVoltar ao Topo


Título: A Estrutura das Revoluções Científicas

Autor: Thomas Samuel Kuhn
Editora: Perspectiva
Obra tida hoje como uma contribuição fundamental para o estudo da história das ciências e das ideias. À sua luz, as revoluções sociotecnológicas e políticas do mundo moderno são reintegradas no processo estrutural específico, assim como no contextual. Kuhn argumenta que a ciência não é estacionária, mas, ao contrário, "uma série de interlúdios pacíficos pontuados por revoluções intelectualmente violentas".
voltar ao topoVoltar ao Topo

Título: A Ideologia da Estética

Autor: Terry Eagleton
Editora: JORGE ZAHAR
Nada menos do que uma história e uma crítica do conceito de estética no pensamento ocidental moderno, sendo analisada a visão estética dos principais filósofos europeus desde o século XVIII, como Kant, Hegel, Schopenhauer e Kierkegaard, sem esquecer Marx e Freud. Abrangente e politicamente engajado, é tanto uma pesquisa original como uma introdução exemplar.
voltar ao topoVoltar ao Topo

Título: A Filosofia na Idade Média

Autor: Etienne Gilson
Editora: Martins Fontes
A filosofia na Idade Média constitui uma visão de conjunto da filosofia medieval cujo principal mérito é ter contribuído para destruir a ideia de que o pensamento medieval não passa de uma sombria transição entre a Antiguidade e a Renascença. Evitando as referências comuns numa obra desse gênero, o autor reduz as indicações bibliográficas ao mínimo. O resultado é um texto amplo, mas ao mesmo tempo enxuto.
voltar ao topoVoltar ao Topo

Título: Conversas

Autor: Merleu-Ponty, Maurice
Editora: Martins Fontes
A edição de Conversas - 1984 foi estabelecida a partir de textos redigidos por Maurice Marleau-Ponty e transmitidas no final de 1948 pela rede Programa Nacional de Radiodifusão francesa durante o programa Hora da Cultura Francesa. O conjunto de conversas foi concebido como uma série dividida em sete partes - O mundo percebido e o mundo da ciência; Exploração do mundo percebido - O espaço; As coisas sensíveis; A animalidade; O homem visto de fora; A arte e o mundo percebido; Mundo clássico e o mundo moderno.
voltar ao topoVoltar ao Topo

Título: Discurso do Método

Autor: Rene Descartes
Editora: Martins Fontes
No Discurso do Método, Descartes afirma que sua decisão é de elaborar uma nova doutrina baseada em princípios totalmente novos. Nas Regras Para a Direção do Espírito Descartes estabeleceu uma sequência de atitudes perante as quais ao espírito seria garantida uma segurança no pensar e no agir de forma a não haver desperdício de energia e tempo por falta de orientação e disciplina. Até hoje, o pensamento cartesiano é parte de discussões na filosofia e nas ciências.
Voltar ao topoVoltar ao topo

Título: Teogonia: A Origem dos Deuses

Autor: Hesíodo
Editora: Iluminuras
Hesíodo, junto com Homero, é o mais antigo poeta grego cujas obras chegaram a nós. Esse livro se compõe da tradução integral da Teogonia de Hesíodo e do ensaio de Jaa Torrano, no qual esse poema é estudado como um documento do pensamento religioso grego....
Voltar ao TopoVoltar ao Topo

Título: Introdução à Filosofia da Ciência

Autor: Inês Lacerda Araújo
Editora: UFPR
Inês Lacerda, professora de Filosofia da UFPR, apresenta aqui uma explanação sobre a filosofia da ciência. Após uma introdução, na qual discute o que é ciência, discorre sobre as correntes da filosofia da ciência contemporânea: neopositivista, dialético-marxista, funcionalista, estruturalista. Também discute como tais correntes abordam a ciência e a relação entre ciência e ideologia, considerando a contribuição de Habermas, Ricoeur, Feyerabend e Foucault para este embate. Por ser obra introdutória, sua linguagem prima por ser de claro entendimento.
Voltar ao topoVoltar ao Topo

Título: Antologia de Textos Filosóficos

Autor: Secretaria da Educação, Departamento de Filosofia
A Antologia é composta de vinte e dois textos ou excertos de textos de filósofos clássicos e um texto de filósofo brasileiro, escolhidos por sua relevância para os estudantes do nível médio. Os textos selecionados são precedidos por introduções redigidas por professores universitários especialistas nos filósofos escolhidos. Essas introduções apresentam três componentes. O primeiro componente traz conteúdos de cunho biográfico, histórico e bibliográfico dos filósofos. O segundo trata das possibilidades de interpretação e problematização dos textos, em função das exigências e expectativas do ensino de Filosofia no nível médio. O terceiro apresenta indicações de leituras das principais obras dos filósofos, traduzidas para a língua portuguesa, bem como os principais comentadores e eventuais sites qualificados. A Antologia também disponibiliza aos leitores um índice remissivo com os principais conceitos, filósofos, termos e correntes filosóficas.

Antologia na íntegra

Voltar ao topo
Recomendar esta página via e-mail: