Disciplina - Filosofia

Liberdade

Atividade de aprofundamento teórico:

Vamos pesquisar em equipe de até três estudantes, o que pensam os fílósofos sobre a liberdade, registrando as ideias mais significativas em nosso caderno, anotando o endereço do site, o link para o texto selecionado, de forma que possamos criar um blog com as principais ideias selecionadas e nossas reflexões para compartilharmos na rede com estudantes de outras salas e de outras escolas.

Sites:


• Lexicon: Vocabulário de Filosofia, verbete:
- Determinismo. Disponível em https://www.dicio.com.br/determinismo/
- Liberdade. DIsponível em https://www.dicio.com.br/liberdade/
• Com Ciência: Crimes e castigos do determinismo de Yurij Castelfranchi. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=26&id=298

Vídeos:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/490/imagens/determinismo2.jpg

lhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/490/imagens/hunter.jpg

Estes vídeos podem nos proporcionar ricas discussões, no primeiro vemos uma situação comum em muitos locais de nosso país, envolvendo menores; no segundo uma discussão sobre o Determinismo e no terceiro vídeo a questão do homem primitivo. Quem era mais livre? Qual a relação da liberdade no passado com a atualidade. Somos ou não determinados?

Imagens:

Utilizando buscadores na web, você poderá sugerir aos estudantes que selecionem as imagens relativas as discussões desta aula, que eles identificam com a situação de sua comunidade, de nosso país, para ilustrarem no blog. É importante que anotem o site e o endereço para postar no blog, ver quem é o autor das imagens e respeitar os direitos autorais.

Músicas:

Existem muitas músicas sobre o tema liberdade, como por exemplo: A Doze Stars



Manifesto de Liberdade, Igualdade e União


Harpas soam
Destoam em meio a gritos de dor
Crianças choram
Por terem sido tratadas sem amor

Políticos corruptos
Acabam com nossa esperança
Pedidos ininterruptos
Por igualdade e mudança

Harpas soam
Destoam em meio a gritos de dor
Crianças ch oram
Por terem sido tratadas sem amor

O povo unido jamais será vencid o
Assim se dizia antigamente
Mas o povo unido governa sem partido
Se for mesmo inteligente

Harpas soam
Destoam em meio a gritos de dor
Crianças choram
Por terem sido tr atadas sem amor

Se a desunião co ntinuar
E a demagogia vencer< br /> Políticos irão roubar
Sem a massa perceber

Harpas soam
Destoam em meio a gritos d e dor
Crianças choram
Por terem sido tratadas sem amor

Um dia apenas harpas soarão
Não mais juntas a gritos de dor
Crianças n unca mais chorarão
Por terem sido tratadas sem amor

Apenas será necessária uma medida
Junto à persistência e coração
A hoje indubitavelmente perdida
UNIÃO...


A partir de músicas selecionadas, é possível fazer um trabalho integrado com Língua Portuguesa, produzindo paródias, poemas, e outras produções, onde os estudantes poderão expressar seus conhecimentos e posições sobre a liberdade e o determinismo.


Esta atividade foi extraída da aula Determinismo ou liberdade incondicional, da professora Rosangela Menta Mello, de Telêmaco Borba/PR, disponível no Portal do Professor/ MEC e acessada em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade da autora.
Recomendar esta página via e-mail: