Disciplina - Filosofia

Determinismo ou liberdade incondicional

Vamos iniciar a aula lendo o poema de Fernando de Pessoa



Liberdade
Ai que prazer
Não cumprir um dever.
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira sem literatura.
O rio corre bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa, de tão naturalmente matinal
Como tem tempo, não tem pressa…
Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.
Quanto melhor é quando há bruma.
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!
Grande é a poesia, a bondade e as danças…
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol que peca
Só quando, em vez de criar, seca.
E mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças,
Nem consta que tivesse biblioteca…

Publicado in Seara Nova, n. 526, de 11-09-1937, Fernando Pessoa - Cancioneiro

Sugestões:

 

  • Se for possível, os estudantes podem fazer a leitura direto no site e tecer seus comentários na página.
  • Sugerimos que inicialmente seja feita uma leitura silenciosa, depois uma leitura oral, para então iniciarmos as discussões sobre este poema (é importante que o jovem crie o hábito de ler sozinho primeiro, procurando entender o texto, depois acompanhe a leitura coletiva, de tal forma que se habitue a refletir primeiro para depois emitir uma opinião. A leitura e interpretação são fundamentais para pensar filosoficamente):
  • Solicite aos estudantes que relatem sua opinião, o que compreenderam sobre o poema. Questões que podem ser levantadas:
    - O que é prazer para o autor?
    -  Qual o sentido de estudar?
    -  Que tipo de liberdade se refere este poema de Fernando de Pessoa?
    -  Você concorda com o autor?

 

Passe no quadro o seguinte pensamento:


"Uma pessoa pertence unicamente a si mesma. Ela é um ser livre com o direito inalienável de autodeterminação". (Elizabeth Haich)

 

Converse com os jovens:

  • Somos originalmente livres?
  • Durante a vida, nós, a nossa família, a comunidade em que vivemos constrói um conceito de liberdade, de acordo com os valores vigentes, ou seja, para manutenção de um status quo, o que nos remete ao seguinte questionamento: O que é a Liberdade?
  • Segundo Aristóteles: "é livre aquele que tem em si mesmo o princípio para agir ou não agir, isto é, aquele que é causa interna de sua ação ou da decisão de não agir".
  • Para Sartre "a liberdade é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo. Afirma que estamos condenados à liberdade".
  • Um provérbio popular, com base na Revolução Francesa e na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão diz: "A minha liberdade termina onde começa a do outro."

 

Diante destas questões vamos pensar um pouco mais... Solicite que os estudantes escrevam em seu caderno suas ideias acerca destas afirmações.

 

Passe no quadro mais um pensamento:

"Duvidar de tudo ou crer em tudo. São duas soluções igualmente cômodas, que nos dispensam, ambas, de refletir." (Henri Poincare)

 

 

Sugestão de texto para ser discutido com os estudantes:

 


Duas teorias sobre a liberdade



Determinismo: parte do princípio que tudo que existe tem uma causa, ou seja, a lei de causa e efeito, foi determinado por algo ou alguém. Exemplo: quando acreditamos que a nossa vida já esta predestinada a algo ou por alguém; quando consultamos horóscopos, cartas, videntes sobre o nosso futuro.


Liberdade incondicional: a liberdade absoluta, do livre-arbítrio, onde o ser humano pode escolher entre uma atitude ou não, independente das circunstâncias. Ou se é inteiramente livre ou então não se tem liberdade.

Sobre estes pontos de vista, o homem é livre ou determinado? Segundo TELES (1996, p. 31) "o sentido mais profundo da questão da liberdade é que, se ela não existisse, o homem se misturaria com a natureza, não se diferenciaria das coisas, pois estaria inteiramente submisso ao determinismo." Se considerarmos a situação em que se encontra um dado ser humano, por exemplo, podemos dizer que pelo fato de estar situado em determinada época, em um local, em uma dada família, contexto comunitário, possui uma história de vida que o poderá tornar um ser previsível. Mas, ao mesmo tempo, temos que levar em consideração que este ser humano possui o livre arbítrio, ou seja, tema capacidade de tomar decisões sobre o direcionamento que pretende dar a sua vida, de sua comunidade e de todos que o cercam.

Temos que ter consciência que nossos atos têm consequências. Sob este ponto de vista o ser humano possui a liberdade de decidir sobre a sua vida, mas se a decisão tomada for errada, ele poderá deixar de ser livre, assumindo as consequências de seus atos.

Segundo ARANHA e MARTINS (1986, p. 318) "a liberdade não é a ausência de obstáculos, mas o desenvolvimento da capacidade de dominá-los e superá-los". Percebe-se a importância dos momentos de reflexão que todo ser humano deve praticar, da capacidade de perceber e antever as consequências de seus atos.

Na adolescência é muito comum a reivindicação da liberdade. O homem nesta fase de contestação e autoafirmação passa, segundo GURDORF apud ARANHA e MARTINS (1986, p. 319) por momentos onde a "liberdade do adolescente é uma adolescência da liberdade, uma liberdade de aspiração [...] a juventude é tempo de aprendizado da liberdade."

Diante do exposto, o que pensa o estudante:

 

  • Possui liberdade incondicional ou determinada?
  • A sua liberdade é permanente ou foi consquista aos poucos?
  • Você é livre? Quem é livre?


Leve os estudantes ao laboratório de informática para conhecer um pouco mais sobre o Determinismo neste exercício sensacional, disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/fevereiro2017/filosofia_simuladores/liberdade_determinismo.swf


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/490/imagens/determinismo_rived.jpg

Neste momento, vamos discutir sobre estas questões? Fazer o registro de nossas reflexões no caderno.


Esta atividade foi extraída da aula Determinismo ou liberdade incondicional, da professora Rosangela Menta Mello, de Telêmaco Borba/PR, disponível no Portal do Professor/ MEC e acessada em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade da autora.
Recomendar esta página via e-mail: