Disciplina - Filosofia

"Diários de Motocicleta"

Vamos assistir ao filme: Diários de Motocicleta, sob a direção de Walter Sales (2003), uma adaptação para o cinema do Diário de Che Guevara, antes de se tornar líder revolucionário. Conta a história do jovem (na época com 23 anos) e sua viagem de oito meses pela América Latina, iniciada na Argentina (seu país de origem) até a Venezuela. Nessa viagem, em companhia do amigo Alberto Granado, começou a ter contato com a realidade do povo da região e das injustiças e misérias que o afligia.

Vamos discutir ao vídeo e em grupos analisar a atual situação política de nossa comunidade, estado e país, sua relação com o vídeo assistido e o personagem principal.

Pesquise a biografia de Che Guevara, destacando suas principais ideias.

Selecionem reportagens de jornais e revistas sobre a atual situação política nacional e local, organizando um mural, com as ideias veiculadas nos meios de comunicação, fazendo um comentário do grupo ao final de cada reportagem.

Observe os registros das pesquisas e discussões em seu caderno.
Esta atividade foi extraída da aula Por que a política é importante para o jovem?, da professora Rosangela Menta Mello, de Telêmaco Borba/PR, disponível no Portal do Professor/ MEC e acessada em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade da autora.
Recomendar esta página via e-mail: