Disciplina - Filosofia

Pensamento mítico

Incentive os estudantes a procurarem na internet e livros, outros mitos da antiguidade grega, para ilustrar a aula e compreender a importância deste pensamento complexo para a filosofia. Sugiro que os professores a proveitem estas pesquisas para divulgar entre os demais alunos da escola as descobertas da turma. Esta atividade pode ser realizada em sites que disponibilizam a escrita colaborativa.

Acesse o site: http://pt.wikiqu ote.or g/wiki/Filosofia para postagens de citações. Cada grupo de estudantes pode colaborar com citações relevantes selecionadas de autores pré-socráticos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/749/imagens/wikiquote2.jpg

Fonte: WIKIQUOTE (http://pt.wikiquote.org/wiki/Filosofia)

No site http://pt.wikibooks.org/wiki/Filosofia é dedicado ao desenvolvimento e livre disseminação de livros e textos didáticos de conteúdo aberto, os estudantes poderão postar os conceitos, textos significativos, contribuindo com uma comunidade.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/749/imagens/wikilivros2.jpg
FONTE: Wikibooks (http://pt.wikibooks.org/wiki/Filosofia)

Professor, você poderá também criar um espaço colaborativo com seus alunos, usando diversos serviços on-line para postagem, tais como o pbwiki, wikispaces, Wikipédia, entre outros. Na internet encontramos muitos tutoriais para estes recursos.

Através de buscadores on-line, tipo Google, yahoo, UOL, entre outros, você poderá sugerir temas para pesquisa e criar um espaço para postagem dos trabalhos, após apresenta dos, discutidos e revisados, inclusive postar imagens e áudios.

Sítios

  1. PORTAL EDUCAÇÃO. O mundo na perspectiva mitológica. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/o-mundo-na-perspectiva-mitologica/56044 . Acessado em 12/09/09.
  2. UOL EDUCAÇÃO. Mitologia grega - Os mitos gregos e sua influência na cultura ocidental. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/mitologia-grega-os-mitos-gregos-e-sua-influencia-na-cultura-ocidental.htm . Acessado em 11/11/18.
  3. REVISTA CULT. A teogonia de Hesíodo. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/a-teogonia-de-hesiodo/ . Acessado em 11/11/18. Traduzido do original grego por Jaa Torrano: Hesíodo, Teogonia, 3a edição, São Paulo, Iluminuras, 1995, p. 131-133.
  4. WIKIBOOKS. Filosofia. Disponível em: http://pt.wikibooks.org/wiki/Filosofia . Acessado em 13/09/08.
  5. WIKIPÉDIA. Tales de Mileto. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tales_de_Mileto . Acessado em 16/09/2008.
  6. WIKIQUOTE. Filosofia. Disponível em: http://pt.wikiquote.org/wiki/Filosofia . Acessado em 13/09/08

Sugestões


Neste momento os alunos devem produzir um texto que expressa os conhecimentos que se apropriou durante o desenvolvimento do tema proposto. Passaremos a elaboração teórica da síntese, isto é, da nova postura mental. Os estudantes deverão elaborar um pequeno artigo para compor um livro com a coletânea de todos os textos da turma, posteriormente encadernado em espiral e enviado à biblioteca da escola. Este artigo deve expressar as reflexões sobre o tema proposto, podendo conter citações de vários autores, fragmentos de histórias de mitos gregos, etc. Professor, estabeleça um critério de número de páginas e normas de digitação da atividade.


Esta atividade foi extraída da aula Recortes do pensamento mitológico grego, da professora Rosangela Menta Mello, de Telêmaco Borba/PR, disponível no Portal do Professor/ MEC e acessada em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade da autora.
Recomendar esta página via e-mail: