Disciplina - Filosofia

Análise política de obras literárias

Pesquisando autores e poemas

Nesta atividade, os alunos farão a leitura do texto do site abaixo para conhecer paródias feitas ao poema Canção do Exílio de Gonçalves Dias.

CANÇÃO DO EXÍLIO


Gonçalves Dias

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite – Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem que ainda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.


O professor dividirá a sala em seis grupos. Toda a classe deverá comparar o poema original com um outro poema dos seis autores que são: Carlos Drummond de Andrade, Cassimiro de Abreu, Oswald de Andrade, Murilo Mendes, Jô Soares e Mário Quintana.

Professor, selecionamos como exemplo uma paródia que faz parte do site: https://recantodaspalavras.wordpress.com/2008/06/23/uma-verso-da-cano-do-exlio-por-uma-brasileira-no-japo/

Galeria de autores com os poemas selecionados:

GD Carlos  Casimiro de Abreu  Osvald   Murilo GonçalvesGonçalves mquintana

http://www.releituras.com/drummond_bio.asp  

http://recantodaspalavras.com.br/2008/04/05/cancao-do-exilio-e-outras-versoes/ ca.sites.uol.com.br/poeta.jpghttp://www.releituras.com/mmendes_menu.asp  

http://www.releituras.com/mquintana_bio.asp 

Os alunos deverão acessar o site, localizar o poema que deverá parodiar e observar as alterações feitas pelo parodiador para responder às questões abaixo:

Há crítica política ou de outra espécie?

Qual o efeito de sentido que se pode observar?


1- Para realizar a atividade, os alunos deverão ler sobre esses autores e a época em que viveram para que possam comparar o enfoque histórico dado aos textos.

O professor deverá perguntar onde eles supõem que poderão encontrar respostas (fontes) para resolver questões como: a vida dos autores e enfoque histórico.

Além das fontes citadas pelos alunos e abonadas pelo professor, poderá sugerir que peçam ajuda a pessoas mais velhas pois, possivelmente elas poderão auxiliar, isso porque as paródias escolhidas envolvem conhecimentos de fatos políticos, os alunos também podem se valer de entrevistas virtuais. Podem colocar perguntas no facebook, por exemplo, e esperar as respostas dos amigos virtuais.

2- Os alunos, em grupo ou individualmente, como quiserem, deverão criar uma paródia moderna para o poema Canção do Exílio, que já conhecem.
Esta atividade foi extraída da aula Projeto de Iniciação Científica - uma lupa na língua - Relações estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Romantismo - A poesia, da professora Marta Pontes Pinto, de Uberlândia/MG, disponível no Portal do Professor/ MEC e acessada em 15/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade da autora.
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