Disciplina - Filosofia

O pensamento político de Abaporu

Conteúdo: Filosofia Política

Faça uma releitura da obra Abaporu, de Tarsila Amaral. Você deve primeiramente saber o contexto histórico no qual a obra foi feita, só assim você vai saber a motivação do artista, ou seja aquilo que o levou a fazer aquela obra, por que a obra de arte, assim como o homem, nasce da necessidade de expressar algo e essa necessidade varia de civilização para civilização e de tempo para tempo.

Você tem de organizar os elementos visuais da obra em questão de uma outra maneira, diferente do modo como o artista fez, por exemplo se o artista se utiliza das cores quentes procure usar as mesmas cores quentes, mas em vez de utilizar todas as cores que ele utilizou, use somente as que mais lhe agradarem, resumindo, pense, de que maneira você utilizaria estas cores e por que você utilizaria estas cores. Os elementos visuais são: ponto, linha, cor, volume, superfície, assimetria, simetria etc. e apresente em papel A4.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/524/imagens/abaporu50.jpg

Fonte da imagem e sobre Tarsila do Amaral: http://mypreview.wordpress.com/2008/01/21/tarsila-arte-e-vida/


Esta atividade foi extraída da aula Porque a política é importante para o jovem?, da professora Rosangela Menta Mello, de Telêmaco Borba/PR, disponível no Portal do Professor/ MEC e acessada em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade da autora.
Recomendar esta página via e-mail: