Disciplina - Filosofia

Recortes do pensamento mitológico grego

Conteúdo: Mito e Filosofia

Propomos que o professor utilize uma imagem para iniciar as atividades.

Por exemplo:

  • Observe esta imagem e anote o que ela representa para você?
  • Quais as cores predominantes?
  • Existe um movimento na imagem? Qual?
  • Que sentimentos ela desperta em você?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/749/imagens/gaia.jpg
GAIA

Esta imagem foi estilizada a partir de outra imagem sobre a mitologia grega: Gaia é a personificação da Terra como deusa.

Questione sua turma:

  • Como surgiu o nosso planeta, o nosso sistema solar?
  • Qual a origem da vida?
  • Quais as teorias que eles conhecem sobre a origem do universo? Do homem?

Poderíamos iniciar a apresentação do tema com um fragmento que descreve a origem do universo, elaborada por Hesíodo em Teogonia.

Este texto foi retirado do Departamento de História da USP. Traduzido do original grego por Jaa Torrano: Hesíodo, Teogonia, 3ª edição, São Paulo, Iluminuras, 1995, p. 131-133

 

Teogonia

Deuses Primordiais: 116-153

Sim bem primeiro nasceu Cáos
depois também Terra de amplo seio,
de todos sede irresvalável sempre,
dos imortais que têm a cabeça do Olimpo nevado,
e Tártaro mevoento
no fundo do chão de amplas vias,
e Eros: o mais belo entre deuses imortais, solta-membros,
dos deuses todos e dos homens todos
ele doma no peito o espírito e a prudente vontade.
Do Cáos
Érebo e Noite negra nasceram.
Da Noite
aliás Éter e Dia nasceram,
gerou-os fecundada unida a Érebo em amor.
Terra primeiro pariu igual a si mesma
Céu constelado,
para cercá-la toda ao redor
e ser aos deuses venturosos sede irresvalável sempre.
Pariu altas Montanhas,
belos abrigos das deusas ninfas
que moram nas montanhas frondosas.
E pariu a infecunda planície impetuosa de ondas o Mar,
sem o desejoso amor.
Depois pariu do coito com Céu:
Oceano de fundos remoinhos
e Coios
e Crios
e Hipérion
e Jápeto
e Téia
e Réia
e Têmis
e Memória
e Febe de áurea coroa
e Tétis amorosa.
E após com ótimas armas
Cronos de curvo pensar,
filho o mais terrível: detestou o florescente pai.
Pariu ainda os Ciclopes de soberbo coração:
Trovão,
Relâmpago
e Arges de violento ânimo
que a Zeus deram o trovão e forjaram o raio.
Eles no mais eram comparáveis aos deuses,
único olho bem no meio repousava na fronte.
Ciclopes denominava-os o nome,
porque neles circular olho sozinho repousava na fronte.
Vigor, violência e engenho possuíam na ação.
Outros ainda da Terra e do Céu nasceram,
três filhos enormes, violent os, não nomeáveis.
Cotos,
Briareu e Giges,
assombrosos filhos.
Deles, eram cem braços que s altavam dos ombros, improximáveis
cabeças de cada um cinqüênta brotavam dos ombros, sobre os grossos membros.
Vigor sem limite, poderoso na enorme forma.

Roteiros

  1. Este texto poderá ser lido silenciosamente e depois oralmente.
  2. Consideramos importante que os estudantes pesquisem as palavras novas, principalmente utilizando um buscador na internet, pois são termos antigos, de origem grega.
  3. Sugira a eles que elaborem um glossário destes termos para serem publicados com as suas produções.
  4. A seguir inicie uma interpretação do texto em conjunto com a turma, destacando os fenômenos naturais, os fatos conhecidos pelos alunos, o sobrenatural, as relações de parentesco que o poema expõe. Esta interpretação servirá de base para as discussões sobre a mitologia grega.
  5. Sugerimos também a metodologia de estudos de caso para esta atividade.

Esta atividade foi extraída da aula Recortes do pensamento mitológico grego, da professora Rosangela Menta Mello, de Telêmaco Borba/PR, disponível no Portal do Professor/ MEC e acessada em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade da autora.
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