Disciplina - Filosofia

Introdução à Ética

Conteúdo: Ética

No convívio escolar nos deparamos com várias situações, entre elas, as diferentes posturas pessoais assumidas, tanto por professores como por alunos no cotidiano escolar. Observa-se a expressão da diversidade de ideias e modos de comunicação em sites, como o orkut, nos blogs pessoais e das pichações nas paredes.

Professor, você poderá levar seus estudantes ao laboratório de informática para a pesquisa destas comunidades ou passar a citação abaixo para iniciar as discussões:

Os reflexos dessa relação de “amor e ódio” estão cada vez mais presentes na rede. As comunidades de alunos que odeiam seus professores se multiplicam no Orkut. [...] Este relacionamento, no entanto, passou por mudanças. Quando na antiguidade os discípulos tinham uma relação de respeito para com seus mestres, hoje houve uma “banalização” desta relação. É o que acredita o professor de Marketing, da Universidade de Fortaleza, Flamarion Pelúcio, que desqualificou a criação destas comunidades alegando que elas não contribuem para a melhoria da relação, ao contrário, só atrapalham. “Estas comunidades exacerbam esse processo de banalização. Não é o fórum adequado para você criticar um professor. Na internet algumas pessoas se escondem atrás do anonimato e por isso eu desclassifico este tipo de prática”, completou. AGUIAR, 2007.

A relação entre professor-aluno é muito discutida, seja do ponto de vista filosófico como do ponto de vista empírico, mas que partido tomar?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/746/imagens/amoprof.jpg
Busca realizada por "amo professor"

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/746/imagens/odeioprof.jpg
Busca por "odeio professor"

FONTE: www.orkut.com . Acessado em 12/08/2008.

Inicie uma discussão geral deste tema:
  • Observe na imagem acima que existe mais de 1000 comunidades brasileiras com o tema “amo professor” e  “odeio professor” no Orkut (comunidade de relacionamentos da internet), com membros que chegam a mais de 13.000 pessoas. Diante deste quadro, o que faz as pessoas pensarem tão diferentes, terem reações inusitadas diante do processo educacional. Observe a quantidade de participantes de cada comunidade.
  • Que postura você considera a mais adequada?
  • Concorda com a possibilidade das pessoas postarem suas ideias positivas e pejorativas na internet?
  • Você denunciaria um professor ou um aluno?

Esta atividade foi extraída da aula Introdução à Ética, da professora Rosangela Menta Mello, de Telêmaco Borba/PR, disponível no Portal do Professor/ MEC e acessada em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade da autora.
Recomendar esta página via e-mail: