Disciplina - Filosofia

Estética e Filosofia da Arte

Atualmente, o termo “Estética” é considerado pelo senso comum como algo meramente referente à beleza corporal e à forma. “Centro de estética e beleza”, “cuidados com a estética”, “estética facial” e “estética corporal” são algumas expressões usadas e não apresentam o caráter filosófico próprio do termo, visto muitas vezes como dissociado de uma ciência.

A Estética é o campo da Filosofia que reflete e permite a compreensão do mundo pelo seu aspecto sensível. Segundo as Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Educação Básica do Estado do Paraná,

“A atitude problematizadora e investigativa, característica da Filosofia, volta-se também para a realidade sensível. Compreender a sensibilidade, a representação criativa, a apreensão intuitiva do mundo concreto e a forma como elas determinam as relações do homem com o mundo e consigo mesmo, é objeto do conteúdo estruturante Estética. ” (PARANÁ, 2008, p. 59)

O ser humano, desde a antiguidade, se volta para as questões estéticas e de percepção sensorial, além de atribuir valor às produções humanas, o que inclui a arte. A arte é o meio pelo qual o homem expressa um conceito e se manifesta, desde os primórdios até a atualidade. Os alunos fazem parte de um mundo constituído, sendo necessária a reflexão tanto sobre a arte em si quanto às questões relacionadas à Estética.

Voltada principalmente para a beleza e à arte, a Estética está intimamente ligada à realidade e às pretensões humanas de dominar, moldar, representar, reproduzir, completar, alterar, apropriar-se do mundo como realidade humanizada. Na contemporaneidade, a Estética nos conduz para além do império da técnica, das máquinas e da arte como produto comercial, ou do belo como conceito acessível para poucos, na busca de espaço de reflexão, pensamento, representação e contemplação do mundo.

Aos estudantes do Ensino Médio, a Estética possibilita compreender a apreensão da realidade pela sensibilidade, perceber que o conhecimento não é apenas resultado da atividade intelectual, mas também da imaginação, da intuição e da fruição, que contribuem para constituir sujeitos críticos e criativos. (PARANÁ, 2008, p. 59)

Exposto isso, é sabido que a divisão curricular se dá por meio dos Conteúdos Estruturantes, podendo ser entendidos como conhecimentos que estão na base de uma disciplina. Na disciplina de Filosofia, o conteúdo estruturante Estética propõe a reflexão sobre a arte, a beleza e as percepções sensoriais no âmbito da disciplina. Sua importância recai sobre a reflexão acerca da produção humana e o desenvolvimento da sensibilidade.

A abordagem do conteúdo estruturante Estética, segundo as DCE,

“(...) pode começar, por exemplo, pela exibição de um filme ou de uma imagem, da leitura de um texto jornalístico ou literário ou da audição de uma música. São inúmeras as possibilidades de atividades conduzidas pelo professor para instigar e motivar possíveis relações entre o cotidiano do estudante e o conteúdo filosófico a ser desenvolvido. A isso se denomina, nestas Diretrizes, mobilização para o conhecimento”. (PARANÁ, 2008, p. 60).

Cabe ressaltar que o ensino de Filosofia não é em vão, sem fundamentação. Fazer a abordagem das questões relacionadas à Estética por meio de recursos variados não minimiza o rigor da disciplina. Não se deve esquecer que

“A Filosofia se apresenta como conteúdo filosófico e como exercício que possibilita ao estudante desenvolver o próprio pensamento. O ensino de Filosofia é um espaço para análise e criação de conceitos, que une a Filosofia e o filosofar como atividades indissociáveis que dão vida ao ensino dessa disciplina juntamente com o exercício da leitura e da escrita”. (PARANÁ, 2008, p. 50).

A filosofia e o filosofar pressupõem a leitura dos textos clássicos que possibilitem a compreensão e a reflexão sobre o conteúdo. Aliado a este trabalho, pode-se conciliar à leitura de textos o uso de diversos recursos, não apenas para mobilizar, mas também no auxílio à compreensão de conceitos. Por estarmos lidando com produções sensíveis como conteúdo, o uso do recurso é fundamental neste momento.

Os recursos podem ser utilizados para mobilizar, ilustrar ou explicar as questões abordadas nos textos sobre Estética e Filosofia da Arte. Seu uso é abrangente e possibilita diversos trabalhos com vistas à atividade reflexiva proporcionada pela leitura de textos. Ainda de acordo com as Diretrizes,

“É preciso que o Professor tenha uma ação consciente para não praticar uma leitura em que o texto seja um fim em si mesmo. O domínio do texto é necessário. O problema está no formalismo e no tecnicismo estrutural da leitura, que desconsidera, quando não descarta, a necessidade da compreensão do contexto histórico, social e político da sua produção, como também da sua própria leitura”. (PARANÁ, 2008, p. 53).

Este cuidado com a leitura do texto, aliado ao uso de recursos, permite um trabalho mais significativo com a Estética nas aulas de Filosofia. O professor pode viabilizar a mobilização para a reflexão e compreensão de temas filosóficos. Nas aulas, os recursos tornam-se ferramentas que auxiliam o despertar da atividade crítica que, trabalhados com o rigor próprio da Filosofia, colaboram na formação.

Na proposta pelo uso de recursos nas aulas de Estética, como filmes, por exemplo, espera-se que o professor conduza o estudante ao desenvolvimento de um raciocínio mais crítico e reflexivo. Por meio desse processo o estudante poderá compreender melhor conceitos e temas recorrentes da Filosofia, essenciais para o trabalho com o conteúdo estruturante Estética.

Diante do exposto, a abordagem do conteúdo estruturante Estética e, pensando no seu estudo em sala de aula, o uso de recursos nestas aulas mostra-se como um tema de relevância para ser proposto e trabalhado pela Diretoria de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), por meio da equipe técnica do Portal Dia a Dia Educação, em parceria com o Departamento de Educação Básica.

Objetivos

  • Refletir sobre o estudo da Estética em sala de aula, identificando a compreensão que os professores têm acerca do tema, sua relevância e possíveis dificuldades com o trabalho deste conteúdo.
  • Fomentar o debate sobre o uso de recursos para trabalhar questões relacionadas à Estética.
  • Possibilitar aos professores de Filosofia da Rede Estadual de Ensino do Paraná momentos de reflexão, troca de ideias e de experiências sobre o tema.
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