Disciplina - Filosofia

Possibilidades de Trabalho com a Ética nas Aulas de Filosofia

O estudo da Ética nas aulas de Filosofia clama por uma reflexão. Como os professores têm trabalhado tal conteúdo? Qual é sua relevância para a formação dos estudantes de Ensino Médio?

A divisão curricular se dá através dos Conteúdos Estruturantes, podendo ser entendidos como conhecimentos que estão na base de uma disciplina. Na disciplina de Filosofia, o conteúdo estruturante Ética propõe a reflexão sobre as ações humanas no âmbito da disciplina. Sua importância recai sobre a conduta e as relações humanas, abaladas frente ao mundo contemporâneo. A abordagem do conteúdo estruturante Ética, segundo as Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Educação Básica do Estado do Paraná.

“(...) pode começar, por exemplo, pela exibição de um filme ou de uma imagem, da leitura de um texto jornalístico ou literário ou da audição de uma música. São inúmeras as possibilidades de atividades conduzidas pelo professor para instigar e motivar possíveis relações entre o cotidiano do estudante e o conteúdo filosófico a ser desenvolvido. A isso se denomina, nestas Diretrizes, mobilização para o conhecimento” (PARANÁ, 2008, p. 60).

Cabe ressaltar que o ensino de Filosofia não é em vão, sem fundamentação. Fazer a abordagem das questões éticas por meio de recursos variados não minimiza o rigor da disciplina. Não se deve esquecer que "A Filosofia se apresenta como conteúdo filosófico e como exercício que possibilita ao estudante desenvolver o próprio pensamento. O ensino de Filosofia é um espaço para análise e criação de conceitos, que une a Filosofia e o filosofar como atividades indissociáveis que dão vida ao ensino dessa disciplina juntamente com o exercício da leitura e da escrita” (PARANÁ, 2008, p. 50).

A filosofia e o filosofar pressupõem a leitura dos textos clássicos que possibilitem a compreensão e reflexão sobre o conteúdo. Aliado a este trabalho, pode-se conciliar à leitura de textos o uso de filmes, não apenas como mobilização, mas também como auxílio na compreensão de conceitos.

Os filmes e/ou trechos de filmes podem ser utilizados para mobilizar, ilustrar ou explicar as questões abordadas nos textos de Ética. Seu uso é abrangente e possibilita diversos trabalhos com vistas à atividade reflexiva proporcionada pela leitura de textos. Ainda de acordo com as Diretrizes, “É preciso que o Professor tenha uma ação consciente para não praticar uma leitura em que o texto seja um fim em si mesmo. O domínio do texto é necessário. O problema está no formalismo e no tecnicismo estrutural da leitura, que desconsidera, quando não descarta, a necessidade da compreensão do contexto histórico, social e político da sua produção, como também da sua própria leitura” (PARANÁ, 2008, p. 53).

Este cuidado com a leitura do texto, aliado ao uso de recursos, permite um trabalho mais significativo com a Ética nas aulas de Filosofia. O professor pode viabilizar a mobilização para a reflexão e compreensão de temas filosóficos. Nas aulas, os recursos tornam-se ferramentas que auxiliam ao despertar da atividade crítica que, trabalhados com o rigor próprio da Filosofia, colaboram na formação.

Na proposta pelo uso de recursos nas aulas de Ética, como filmes, por exemplo, espera-se que o professor conduza o estudante ao desenvolvimento de um raciocínio mais crítico e reflexivo. Através deste processo o estudante poderá compreender melhor conceitos e temas recorrentes da Filosofia e essenciais para o trabalho com o conteúdo estruturante Ética.

O uso de filmes em sala de aula exige uma metodologia específica e cabe ao professor escolher como apresentá-los aos estudantes: completo ou através de alguns fragmentos que atendam as expectativas de aprendizagem expostas em seu planejamento. A bibliografia especializada sugere algumas etapas para o bom uso do filme na escola: apresentação da sinopse (ficha técnica, curiosidades, prêmios, elementos da linguagem cinematográfica), exibição do filme e debate sobre temas apresentados em determinados trechos do filme.

Diante do exposto, a abordagem do conteúdo estruturante Ética e, pensando no seu estudo em sala de aula, o uso de filmes e/ou trechos de filmes nestas aulas mostra-se como um tema de relevância para ser proposto e trabalhado pela Diretoria de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), por meio da equipe técnica do Portal Dia a Dia Educação, em parceria com o Departamento de Educação Básica.


Objetivos:

  • Refletir sobre o estudo da Ética em sala de aula, identificando a compreensão que os professores têm acerca do tema, sua relevância e possíveis dificuldades com o trabalho deste conteúdo.
  • Fomentar o debate sobre o uso de filmes como recurso para trabalhar questões relacionadas à Ética.
  • Possibilitar aos professores de Filosofia da Rede Estadual de Ensino do Paraná momentos de reflexão, troca de ideias e de experiências sobre o tema.
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