Disciplina - Filosofia

Conceito de Beleza

Nome do autor: Eloi Correa dos Santos
Instituição / Escola: SEED - Sup. Gestão Ens. Dep. Ens. Fund.- DEF
Município / Estado: Curitiba - Paraná
Conteúdo estruturante: Estética
Conteúdo Básico: Categorias estéticas - feio, belo, sublime, trágico, cômico, grotesco, gosto, etc.
Conteúdo Específico: Conceito de Beleza
Série: Todas as séries

Justificativa

A Estética é uma disciplina que procura refletir sobre o belo, os critérios e padrões de beleza, bem como a faculdade humana de se sensibilizar com os fenômenos estéticos, inclusive o feio e o grotesco. Neste sentido, esta prática pedagógica desenvolve o conceito de belo a partir do pensamento grego, procurando entender como se formam os padrões de beleza.

Problematização

Por meio do slide inicial propõe-se a reflexão sobre a obra "As três graças", em seguida encaminha-se o desenvolvimento do conteúdo sobre o conceito de belo entre os gregos. Sugere-se a proposição de um debate sobre o que cada aluno entende sobre a seguinte questão: Existe a beleza ou depende dos olhos de quem vê? Na sequência pode-se fazer a leitura do texto: Hípias Maior de Platão, em que Platão discute o aprazível, a utilidade e sua relação com o "Belo em si".

Referências

PLATÃO. A República. 3. ed. Tradução: Carlos Alberto Nunes. Introdução: Benedito Nunes Belém: EDUFPA, 2000. p. 1-45.
____. Critão, Menão, Hípias Maior e outros. 2. ed. Tradução: Carlos Alberto Nunes. Introdução: Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2007.
RUSSELL, B. Os problemas da filosofia. Tradução António Sérgio. Coimbra: Almedina, 2001.
SEVERINO. A J. In: GALLO; S., DANELON; M., CORNELLI, G., (Orgs.). Ensino de filosofia: teoria e prática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.
Recomendar esta página via e-mail: