Disciplina - Filosofia

A Função do Dogma na Investigação Científica - Passo a passo III

3ª Aula

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Almagesto

Retomar as concepções de geocentrismo e heliocentrismo.

Exibir a imagem do Almagesto, o tratado de Astronomia escrito no século II por Ptolomeu que descreve o geocentrismo
Texto subsídio para o professor: “Figura de uma tradução do Almagesto em latim, de 1451. Almagesto, palavra árabe que significa 'O Maior', é o nome de um tratado de Astronomia escrito no século II pelo astrônomo Claudius Ptolomaeus de Alexandria, Egito. A obra, uma coleção de 13 livros, contém o mais completo catálogo de estrelas (cerca de mil) da Antiguidade e foi utilizado amplamente pelos árabes e europeus até a alta Idade Média. Descrevia também o geocentrismo e o movimento aparente das estrelas. Tinha o título original de 'A Coleção Matemática', no entanto, ficou conhecida por 'O Grande Astrônomo', de onde vem o seu título final”. (Fonte: Wikipédia)

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A Função do Dogma na Investigação Científica, p. 38-39
Ler com os alunos o trecho de A Função do Dogma na Investigação Científica, de Thomas Kuhn, presente nas páginas 38 e 39.
É importante destacar que o trecho selecionado conceitua paradigma como “um resultado científico fundamental que inclui ao mesmo tempo uma teoria e algumas aplicações exemplares aos resultados da experiência e da observação” (p. 38). O paradigma é a base da investigação científica e não é permanente: “o Almagesto de Ptolomeu, por exemplo, não deixa de ser um paradigma pelo fato da tradição de investigação que partia dele acabar por ser substituída por outra incompatível baseada nos trabalhos de Copérnico e Kepler” (p.39).

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A Função do Dogma na Investigação Científica, p. 40-41-42
Seguir com a leitura das páginas 40, 41 e 42.
Estas páginas atentam ao caráter das “revoluções científicas”, ou seja, o momento em que há a mudança de paradigmas. A ciência, segundo Kuhn, é dinâmica, pois através dos paradigmas ocorrem as mudanças conceituais – o conceito de Universo baseado no modelo geocêntrico dá lugar à retomada do modelo heliocêntrico.

Retomar o conceito de dogma e expor aos alunos a necessidade de crença e apreensão, por parte do cientista, do paradigma vigente, para que ele possa propor sua substituição (o que consiste na revolução científica).

Atividade Complementar:

Professor, seguem sugestões de notícias para serem trabalhadas com os alunos:

Leitura Complementar

Professor, saiba mais sobre Thomas Kuhn e as revoluções científicas:

4ª Aula

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A Função do Dogma na Investigação Científica, p. 50-51

Retomar os conceitos de dogma e paradigma trabalhados na aula anterior e realizar a leitura das páginas 50 e 51 de A Função do Dogma na Investigação Científica.
Este trecho enfatiza a necessidade da confiança no paradigma vigente (o caráter dogmático) e que a virtude da adesão ao paradigma consiste na possibilidade do cientista poder lidar com os pequenos quebra-cabeças, ou seja, os problemas relacionados ao paradigma.

Solicitar aos alunos a produção de um texto dissertativo que aborde os conceitos trabalhados (dogma, paradigma e revolução científica) e contemple a questão “Em que medida a ciência é dogmática?”.
Deve ser avaliada a compreensão dos conceitos de “dogma” e “paradigma” e sua importância para a constituição do pensamento científico.
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