Disciplina - Filosofia

A Função do Dogma na Investigação Científica - Passo a passo I

1ª Aula:

ícone áudio
Áudio
Modinha para Gabriela

Introdução ao tema através da audição do trecho da música Modinha para Gabriela.

“Eu nasci assim, eu cresci assim
E sou mesmo assim
Vou ser sempre assim
Gabriela, sempre Gabriela
Eu sou sempre igual, não desejo mal
Amo o natural, etecetera e tal
Gabriela, sempre Gabriela”

Solicitar que os alunos debatam a seguinte questão:
  • Qual é o discurso presente na letra da música?
Espera-se que no debate os alunos identifiquem que o discurso presente na letra da música refere-se a um discurso que demonstra um certo “comodismo” e submissão, no sentido dogmatista.

Perguntar aos alunos a compreensão que eles têm do termo dogma. Introduzir aos alunos o conceito de Dogma.
Neste momento é importante se ater às respostas dos alunos, observando as noções de dogma que eles possuem, para conduzir a aula à explicação do conceito. Nesta introdução ao termo o professor pode expor que o dogma é compreendido pelo senso comum como uma afirmação indubitável, uma crença. O dogmatismo seria uma atitude comum – a de crer que o mundo é da forma como aprendemos e como nos é apresentado.

Definir o conceito de Dogma e Dogmatismo.
Retomar a ideia comum de dogma como crença e afirmação indubitável e explicar que na filosofia o conceito de dogmatismo possui um sentido de admissão da possibilidade de conhecimento das coisas em seu sentido verdadeiro, o sentido de confiança no conhecimento e também o sentido de submissão, oposto ao sentido do ceticismo.

Questionar os alunos sobre dogmas presentes em seus discursos e relações.
Os alunos poderão citar a religião como um grande exemplo de dogmatismo. Uma outra possibilidade de resposta que eles poderão dar refere-se à família e às concepções presentes na sociedade.

Após a explanação dos alunos, questionar se a Ciência seria dogmática.
Neste momento, alguns alunos poderão dizer que sim, a Ciência é dogmática... Outros alunos poderão falar que não, pois a Ciência faz experimentos, provas, análises etc. Cabe apontar que a Ciência precisa crer na sua ação (análise, experimento) para, a partir disto, formular suas afirmações.

Opção: O professor pode solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre as diferentes concepções de universo. Tal pesquisa poderá auxiliar os alunos na compreensão da charge que será apresentada na aula seguinte. Se o professor optar por encaminhar a pesquisa, ao explorar a charge o professor poderá relacioná-la com os aspectos pesquisados pelos alunos.


2ª Aula

Recomendar esta página via e-mail: