Disciplina - Filosofia

Giordano Bruno

cartaz do filme Giordano Bruno nasceu em Roma, no ano de 1548. Entrou para a Ordem Dominicana, doutorou-se em Teologia com base em profundos estudos das obras de Aristóteles e São Tomás de Aquino. Como teólogo, filósofo, astrônomo e matemático, Giordano tinha uma ampla visão do mundo, não limitando seus pensamentos aos dogmas da Igreja Católica.

Primeiramente, foi acusado de heresia por duvidar da Santíssima Trindade, obrigado a abandonar o hábito e, com seu espírito nômade, saiu em peregrinação visitando vários países, fazendo muitas amizades e publicando seus escritos. Mesmo com seus estudos baseados em clássicos antigos, Bruno aceitava o cosmo infinito, povoado com vários sistemas solares e interagindo entre vários planetas com vida inteligente. Deus, para ele, era a alma Universal, princípio infinito por meio do qual todas as coisas materiais se manifestam.

Bruno, após ser preso em 1592 pela Inquisição, acusado de heresia devido à seus inúmeros pensamentos divergentes com a Igreja Católica, passou oito anos sofrendo com torturas e maus tratos, porém não se submeteu, não retirou o que disse e não mudou sua forma de pensar. Por não abjurar, morreu na fogueira. O filme procura retratar a história e nos remete aos tempos de glória da Igreja Católica, onde os que não concordavam com sua doutrina eram caçados, torturados e mortos. Esta obra suscita ainda algumas questões: Seria o estudo da filosofia neutro politicamente? Por que Bruno incomodava?

Drama biográfico. Itália, 1973, 114min.; COR. Direção: Giuliano Montaldo

Sugestões temáticas

Trechos do Filme
Recomendar esta página via e-mail: